- atualizado em

Chicago Bulls demite Fred Hoiberg

Após 3 temporadas e meia dirigindo o time de Chicago, Fred Hoiberg não é mais o treinador dos Bulls. Auxiliar Jim Boylen assume a equipe em definitivo

Chicago Bulls demite Fred Hoiberg
Fred Hoiberg ao lado da dupla Gar-Pax na apresentação de Jabari Parker (Foto: NBA.com)

Fred Hoiberg não é mais o técnico do Chicago Bulls.

O ex-jogador da NBA e ex-técnico da Universidade de Iowa, Hoiberg foi informado da demissão ao chegar para treinar o time nessa segunda-feira, conforme divulgado por KC Johnson, do Chicago Tribune.

O vice-presidente executivo de operações de basquete da Bulls John Paxson deu a seguinte declaração oficial:

"É imperativo dar passos firmes na direção certa e construir hábitos para ajudar a colocar nossos jogadores na melhor posição". (Paxson)

"Decisões como esta nunca são fáceis de fazer. No entanto, sentimos que esta era a escolha certa para a nossa organização neste momento. Depois de uma avaliação completa, optamos por fazer este movimento com o desenvolvimento global da nossa equipe em mente", disse. 

"Como equipe, acredito que é imperativo dar passos firmes na direção certa e construir os hábitos certos para ajudar a colocar nossos jogadores na melhor posição para evoluir não apenas agora, mas também no futuro. Quero agradecer a Fred por sua dedicação e esforços, bem como por seu compromisso duradouro com a nossa equipe".

Ou seja, aparentemente a "paciência" da franquia com Hoiberg chegou ao fim e os Bulls não viram mais espaço para Hoiberg implementar seu esquema de jogo.

Cabe lembrar que Fred chegou à Chicago para substituir Tom Thibodeau, um técnico com estilo diametralmente oposto ao dele - enquanto Thibs é um técnico à moda antiga, focado principalmente em defesa, Hoiberg buscava um jogo leve, de troca de passes e movimentação de bola.

Com isso o treinador sofreu na sua "transição" para a NBA, principalmente aquele time que tinha os "3 alfas" Jimmy ButlerDwyane Wade e Rajon Rondo, na única temporada em que chegou à pós-temporada.

Na temporada atual os tem uma campanha de apenas 5 vitórias e 19 derrotas e vem de derrota para os Rockets no que jogo que marcou a estreia de Lauri Markkanen em 2018-19.

Falando em Markkanen, ele é apenas um dos nomes importantes que desfalcaram o time de Illinois até aqui (Kris Dunn, Bobby Portis e Denzel Valentine também estão fora), mas nem isso pareceu ser um "defesa" em favor de Hoiberg.

Fred Hoiberg orienta Zach LaVine (Foto: Daily News)
Fred Hoiberg orienta Zach LaVine (Foto: Daily News)

O treinador teve um recorde de 115-155 (42.6%) e vai receber o restante do seu contrato de 25 milhões de dólares até o final da temporada 2019-20.

Para o lugar de Hoiberg, os Bulls nomearam o auxiliar Jim Boylen - não como técnico interino, mas como técnico principal. Boylen tem um contrato cujo valor é de menos de 1 milhão válido até o final da próxima temporadas, mas não se sabe se haverá uma nova negociação com o agora treinador "oficial" do time de Chicago.

Tais informações foram dadas por Johnson e por Adrian Wojnarowski, da ESPN:

Jim tem tem 33 anos de experiência como treinador/assistente técnico, sendo 20 temporadas na NBA. Ele entrou na NBA em 1992-93 com os Rockets como o caça-talentos da equipe. Quatro temporadas depois, ele foi promovido a assistente técnico na equipe de Rudy Tomjanovich. Ele também foi assistente técnico dos Warriors (2003-04), Bucks (2004-05), Pacers (2011-13) e Spurs (2013-14).

Boylen se juntou ao Bulls em 17 de junho de 2015 e na última "off season" chegou a ser entrevistado pelos Hornets para a vaga de técnico do time.

Antes de trabalhar com os Pacers em 2011, foi treinador da Universidade de Utah em 2007-11. No basquete universitário o treinador teve um recorde de 69-60 em 4 temporadas, com uma participação no Torneio da NCAA.

Boylen conversa com o elenco nessa temporada (Foto: Getty Images)
Boylen conversa com o elenco nessa temporada (Foto: Getty Images)

Resta saber agora quais os próximos passos dos Bulls que tem Zach LaVineJabari Parker como principais destaques; Wendell Carter Jr como grande aposta; e conta com os retornos breves de Dunn, Portis e Valentine, além do encaixe de Markkanen na rotação.

Será que o time vai buscar dar o "próximo passo" já agora?

Ou veremos mais um ano de decepções para a torcida e mais um ano de corrida por uma boa "pick" no próximo draft?

Aguardemos...

Veja Também:

Artigos Relacionados

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Autor dos perfis Entrequatrolinhas no FB (facebook.com/entrequatrolinhas) e TWT (twitter.com/andre_c_rocha).

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Chicago Bulls demite Fred Hoiberg

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2018 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.