- atualizado em

Dá pra parar James Harden?

Essa semana Scottie Pippen deu as dicas pra parar James Harden. Mas será que apenas uma boa marcação é o suficiente pra frear o Barba?

Dá pra parar James Harden?
Pippen e T-Mac conversam sobre qual a melhor estratégia para parar o Barba (Imagem: espn.com)s

Essa semana eu vi um vídeo onde Tracy McGrady perguntava pra Scottie Pippen como parar James Harden (clique AQUI pra ver também).

A pergunta é bem pertinente, visto que o Barba tá com o diabo no corpo, numa sequência absurda de jogos com 40 pontos ou mais e sem receber (quase) nenhuma assistência. A cada dia que passa, seu favoritismo pra MVP só aumenta e os Rockets tem chances de disputar sim um título.

Pippen conta pra T-Mac como parar o Barba.
Esse cozido vai entornar... (Imagem: Getty Images)

No vídeo, três coisas me chamaram muito atenção:

1. A simplicidade da solução proposta por Pippen;

2. O evidente desconforto com os duplos step backs do Barba;

3. Eles terem esquecido um dos grandes fatores de sucesso de Harden na liga.

No primeiro caso, a solução chega a ser genial de tão simples: Neutralizar a canhota do canhoto. Óbvio! Libera o lado direito pra ele passar, não vai ser tão dominante quanto no esquerdo. Vai tirar o cara da zona de conforto e forçar que ele busque alternativas, como passar a bola, por exemplo.

Como especialista em defesa, posso dizer: vai dar certo! O próprio Pippen fala que talvez precisaria gastar algumas faltas até achar o ponto, mas vai dar certo.

Sobre os step backs: cara, isso é muito chato de marcar. Abre um espaço miserável entre o arremessador e o marcador, o que favorece situações onde o marcador se projete pra frente e faça a falta por invadir o cilindro. Isso é fato. Mas o desconforto, expresso na forma de piada por T-Mac, vem dos duplos step back do barba. Ele dá um passo a mais do que todo mundo faz e isso é errado! Os juízes tem sido coniventes com isso, o que é uma puta sacanagem. O salto pra trás, o passo pra trás já tornam a situação difícil de marcar. Quando você tem um passo bônus então, posso dizer: fazer 40 pontos por jogo não é mais do que a obrigação.

E, falando na conivência dos juízes, vamos ao item 3, que é sobre um dos grandes fatores de sucesso do barba: os juízes!

Pippen conta pra T-Mac como parar o Barba.
Sim, esse é o Barba combinando os esquemas com seu coligado... (Imagem: Getty Images)

Fala sério! O cara dá os passos que quiser sem bater a bola que não conta como andada... se um marcador chega a menos de dois metros de distância dele o juiz dá falta... aí fica fácil, meus amigos.

Sei que nosso espaço não é pra falar muito sobre estatísticas, mas vai ver quantas vezes esse cara vai pra linha em todos os jogos. Tem muita gente que faz um jogo físico mais intenso que o dele e o juiz manda seguir o jogo. Mas, no dele, parece protecionismo mesmo.

O cara é craque? É.

Tá jogando muito? Tá.

Tem chance de ser MVP? Tem.

Vai ser MVP ou Campeão? Não.

E sabem porque não? Porque os juízes da NBA leem meus textos e vão ver o quanto tem agido errado com Harden. E porque os marcadores da liga assistem os vídeos de Pippen e vão pegar essa manha de forçar o lado fraco do Barba nos jogos.

Assiste aos próximos jogos do Houston e me conta se não estou certo...

Abraços e até a próxima segunda.

P.S: Rapaz, e se eu entendi o vídeo todo errado? Traduzi tudo errado e os caras não falaram nada daquilo? Vai ser massa ver os comentários depois... kkk

P.S.2: como bom observador, você percebeu quando falei que sou especialista em defesa, né? Depois te explico o motivo....

Veja Também:

Artigos Relacionados

Sobre o Autor:

Marcone Marques

Marcone Marques

Bancário de profissão, psicólogo por vocação e fã de basquete por paixão. Casado e com dois filhos que adoram me provocar dizendo que gostam mais de futebol do que de basquete.

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Dá pra parar James Harden?

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2019 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.