- atualizado em

David Fizdale, New York Knicks, Enes Kanter, Tim Hardaway Jr, Kristaps Porzingis e LeBron James (?)

New York Knicks apresentou o técnico David Fizdale para mudar os rumos da franquia. E há quem já fale até em LeBron James na "Big Apple"

David Fizdale, New York Knicks, Enes Kanter, Tim Hardaway Jr, Kristaps Porzingis e LeBron James (?)
David Fizdale foi apresentado pelo NY Knicks (Foto: Mary Altaffer-Associated Press)

New York Knicks anunciou a contratação de David Fizdale como novo técnico da franquia após a demissão de Jeff Hornacek.

Fizdale começou a carreira como assistente do Golden State Warriors (2003-04), depois passou pelo Atlanta Hawks (2004-08) e se consolidou na liga no Miami Heat (2008-16). E após essas 8 temporadas na Flórida, participando das conquistas dos títulos de 2012 e 2013, Fizdale foi contratado como técnico do Memphis Grizzlies, conseguindo uma campanha de 50 vitórias e 51 derrotas nas temporadas 2016-17 e 2017-18.

Em Miami o agora treinador dos Knicks conquistou muitos admiradores ao redor da liga, entre os quais podemos destacar os nomes de LeBron James e Dwyane Wade.

David Fizdale, New York Knicks, Enes Kanter, Tim Hardaway Jr, Kristaps Porzingis e LeBron James (?)
Fizdale com LeBon e Wade em Miami (Foto: Getty)

O presidente executivo e dono dos Knicks James Dolan - o nome por trás dos últimos fracassos em Nova Iorque - deu a seguinte declaração sobre o 29° treinador da história da famosa franquia:

"Gostaria de parabenizar e dar as boas vindas à David à organização Knicks. David tem uma mente brilhante e criativa, que é respeitada em toda a NBA. Estou confiante de que identificamos o técnico certo para liderar nossa franquia ao lugar em que nossos fãs merecem estar".

Cabe dizer que os Knicks entrevistaram vários nomes antes de acertar com Fizdale.

O presidente da franquia Steve Mills também falou: "Depois de uma busca minuciosa por nosso novo treinador, tenho certeza que David se encaixa no perfil que procurávamos e estamos muito felizes por ele estar se juntando à nossa organização". E concluiu: "Ele é um treinador experiente, um líder e um comunicador eficaz. Ele sabe o que é necessário para construir uma cultura vencedora".

E o Gerente Geral Scott Perry também foi só elogios aos técnico de 43 anos: "David é um treinador dinâmico e que terá sucesso conosco. Seu histórico, resiliência e experiência no desenvolvimento de jogadores fazem dele um bom candidato a estabelecer os Knicks como um time vencedor".

Em sua apresentação Fizdale disse:

"Estou orgulhoso e honrado por me juntar aos Knicks como treinador principal. Quero agradecer por esta tremenda oportunidade. Eu sei a responsabilidade que é treinar os Knicks e estou pronto para dar tudo de mim para construir um time vencedor. Os fãs de Nova Iorque ficarão orgulhosos".

E nem a passagem "fracassada" por Memphis prejudica o status do treinador. Afinal, ele foi contratado para modernizar o estilo de jogo de uma franquia que não sabia (sabe) bem onde quer chegar. Prova disso foi o "tank" dessa temporada.

E os comentários dos próprios jogadores após o anúncio de Fizdale mostram isso:

Enes Kanter:

"Oh Yeah!!!!"

"Gosto dele. Isso será fantástico. É um técnico com mentalidade defensiva. Eu acho que será algo bom para os Knicks".

Tim Hardaway Jr:

"Anote isso em suas estatísticas", em referência à icônica entrevista de Fizdale durante a série contra os Spurs nos playoffs de 2017.

Emmanuel Mudiay

"Parabéns ao grande homem e trabalhador dedicado, Fiz".

Ron Baker

"Bem vindo ao caminho dos Knicks, Fiz".

E mesmo jogadores de fora da franquia se manifestaram, como foi o caso de D Wade:

"Quando uma porta se fecha, outras se abrem. O futuro dos Knicks agora será mais brilhante (literalmente). Parabéns ao meu amigo, o técnico Fizdale".

E foi só Fizdale ser anunciado que já surgiram boatos da ida de LeBron para Nova Iorque - devido à proximidade entre ambos, construída nos tempos de Miami.

Segundo  Marc Berman, do New York Post, o time pode tentar abrir espaço em folha para fazer uma proposta ao craque, que já se autoproclamou como "Rei de Nova Iorque".

E também segundo Berman, os cartolas dos Knicks conversaram, entre outras pessoas que trabalharam com Fizdale, com o agente de LeBron James Rich Paul. A ideia da franquia foi saber a opinião de James sobre o técnico sem um contato direto com o jogador, para evitar possíveis acusações de "tampering" - negociações com jogadores ainda sob contrato.

David Fizdale, New York Knicks, Enes Kanter, Tim Hardaway Jr, Kristaps Porzingis e LeBron James (?)
LeBron se envolveu em confusão com Kanter na última temporada após empurra empurra com Ntilikina (Foto: si.com)

Sobre esse boato, Enes Kanter - um dos candidatos a sair do time para liberar "cap" - se manifestou:

Resta saber como o time vai se comportar após os fracassos recentes de técnicos como os renomados Lenny Wilkins (2004-05) e Larry Brown (2005-06), as apostas Isaiah Thomas (2006-08) e Derek Fisher (2014-16), Mike D´Antoni (2008-12), que não conseguiu levar seu estilo pata NY, e o próprio Hornacek. O time precisa também se recuperar das confusões feitas por Phil Jackson, enquanto cartola dos Knicks, como as polêmicas com Carmelo AnthonyKristaps Porzingis e mesmo a contratação de Joakim Noah.

E falando em Noah e em seu salário de aproximadamente 18 milhões de dólares por temporada, Fizdale já disse que o pivô se aproximou dele após sua contratação e que ele pode retornar ao elenco. O francês está afastado dos Knicks desde fevereiro, após uma briga com Hornacek.

A informação foi dada por Ian Begley, da ESPN:

Resta saber como o Defensor do Ano em 2014 se encaixaria no novo estilo que será implementado pelo treinador.

Em sua apresentação Fizdale se disse empolgado para trabalhar com os jovens e talentosos armadores dos Knicks (Burke, Mudiay e Frank Ntilikina): "Estou excitado para trabalhar come esses caras", disse. E ao ser questionado sobre a chance de classificação aos playoffs, o técnico respondeu: "Nosso objetivo é abraçar a jornada de nos tornarmos melhores a cada dia".

David Fizdale, New York Knicks, Enes Kanter, Tim Hardaway Jr, Kristaps Porzingis e LeBron James (?)
Porzingis foi o grande nome dos Knicks em 2017-18 (Foto: abc news)

E especificamente sobre o jovem craque Porzingis, Fizdale foi só elogios:

"Ele é o futuro da NBA"! (sobre Porzingis)

"Ele é o futuro da NBA"!

O comandante disse que não quer limitar ou rotular o letão: "Ambos (ao ser questionado se o utilizará na posição 4 ou na 5). Por que limitá-lo? Certo? Eu vejo várias maneiras de utilizá-lo".

E concluiu: "Eu quero ter uma mente realmente aberta", dizendo que na posição 5 ele é praticamente impossível de ser marcado e utilizando para ele a palavra "positionless" - algo como "sem posição definida".

David Fizdale, New York Knicks, Enes Kanter, Tim Hardaway Jr, Kristaps Porzingis e LeBron James (?)
Porzingis foi eleito para o All Star Game pela 1ª vez em 2018, mas acabou fora por lesão (Foto: New York Post)

Será que já vimos isso em algum lugar como Cleveland ou Miami?

A questão é que ainda não se sabe quando (e como) KP retornará ao time, após a séria lesão sofrida na última temporada.

Enfim, Fizdale chega com a importante missão de revolucionar os Knicks, no que é o maior desafio de sua carreira até aqui. E para isso precisará mostrar resultados diante da "impaciente" e "exigente torcida novaiorquina.

E sobre isso o presidente dos Knicks declarou: "Nós queremos vencer, mas queremos também construir algo para que possamos vencer por um longo período de tempo".

David Fizdale, New York Knicks, Enes Kanter, Tim Hardaway Jr, Kristaps Porzingis e LeBron James (?)
LeBron e Porzingis juntos? Será? (Foto: sbnation)

Então, se o sonho for já chegar aos playoffs em seu 1º ano, o sucesso passa por LeBron James, mas Fizdale não quis se manifestar sobre o assunto: "Não posso realmente falar sobre a agência livre. Apenas digo que se fizermos as coisas certas, as pessoas vão querer vir para cá".

Fizdale também tem sido muito questionado sobre os conflitos com Marc Gasol, o que para muitos motivou sua demissão dos Grizzlies. Sobre isso ele disse: "Eu assumo que errei. E isso é minha responsabilidade como treinador. Mas também aprendi muito com isso e quero crescer com essa situação. Você obtém respeito com o trabalho do dia a dia e sendo verdadeiro. E eu me preocupo com meus jogadores".

David Fizdale, New York Knicks, Enes Kanter, Tim Hardaway Jr, Kristaps Porzingis e LeBron James (?)
Fizdale e Gasol se desentenderam em meio à bagunça do Memphis nessa temporada (Foto: espn.com)

Enfim, Fizdale tem muito trabalho pela frente para mostrar que de fato pode se tornar um dos grandes nomes entre os técnicos da liga.

E ele não poderia ter oportunidade melhor...

Seja para o bem...

Seja para o mal...

Afinal, tudo acontece em Nova Iorque, a cidade que nunca dorme...

#Entre4Linhas

#ILoveThisGame

Curta: EntreQuatroLinhas

Veja Também:

Artigos Relacionados

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Autor dos perfis Entrequatrolinhas no FB (facebook.com/entrequatrolinhas) e TWT (twitter.com/andre_c_rocha).

Comentários

Olá, deixe seu comentário para David Fizdale, New York Knicks, Enes Kanter, Tim Hardaway Jr, Kristaps Porzingis e LeBron James (?)

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2019 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.