- atualizado em

Possível 1ª escolha do draft, Luka Doncic não está certo se irá para a NBA na próxima temporada

Esloveno Luka Doncic diz não saber se está próximo de seus últimos jogos pelo Real Madrid. Jovem craque pode retirar seu nome do draft até 11 de junho

Possível 1ª escolha do draft, Luka Doncic não está certo se irá para a NBA na próxima temporada
Doncic é indicado por muitos como a maior promessa europeia da atualidade (Foto: Sonia Canada-Getty Images)

O fenômeno esloveno Luka Doncic é um dos grandes prospectos do draft da NBA em 2018.

E o time que "venceu" a loteria do draft, o Phoenix Suns, está de olho no jovem de 19 anos, ainda que não haja certeza de sua seleção na 1a posição - a disputa principal é entre ele e DeAndre Ayton, que jogou justamente na Universidade de Arizona.

Só que o time de Phoenix não é o único "de olho" em Doncic, com outras franquias como o Sacramento Kings - dono da 2a posição na seleção de calouros - também interessados.

Mas hoje o jogador do Real Madrid disse não ter certeza se fará a migração para a NBA nesse ano, em uma coletiva de imprensa antes do Final Four da EuroLeague desta semana, dizendo que ele pode não vir para os EUA em 2018.

“São seus últimos jogos na Europa?", perguntou um repórter.

"Não tenho certeza se esses são meus últimos jogos. Ainda preciso tomar essa decisão". (Doncic)

E Doncic respondeu: “Não tenho certeza se esses são meus últimos jogos. Ainda preciso tomar essa decisão. Talvez quando a temporada acabar".

Vale lembrar que os jogadores internacionais podem retirar seus nomes do draft até o dia 11 de junho, visando participar em seleções futuras.

As principais informações são da sua ele iria sim buscar a ida para a NBA e a posição dos Suns, somada à contratação do técnico Igor Kokoskov, indicavam que Doncic iria se juntar a Devin Booker no Arizona. Afinal, o novo técnico foi o comandante da Eslovênia no título do último EuroBasket, onde Doncic apareceu para todo o mundo.

Só que há também uma linha de analistas que dizem que os Suns vão selecionar Ayton.

E se isso acontecer Vlade Divac e os Kings iriam atrás da maior promessa europeia da atualidade. Por isso a declaração dada pelo esloveno repercutiu tanto.

Doncic está inscrito no draft, mas isso não é uma situação definitiva.

Há quem diga que ele não admitiu sua saída apenas porque não é legal dar uma declaração dessas quando sua equipe ainda disputa um título. E o Real Madrid ainda tem jogos pela Euro Liga na sexta-feira e no domingo.

Porém, é certo que a equipe espanhola tentará mantê-lo em seu elenco e que ele ainda está sob contrato na Europa. E como ele disse em abril para a revista da ESPN "nunca se sabe o que pode acontecer no futuro, então quero me concentrar onde estou". Mas ele também disse à época que "se tudo desse certo, sua vida seria diferente na próxima temporada".

Doncic já havia dito que não faria treinos para nenhuma equipe da NBA e tudo isso faz a dúvida levantada por ele mesmo repercutir.

Sobre a situação, Jonathan Givony, do DraftExpress disse:

"Ele vai ter pouco a mostrar aqui. Ele está sob contrato no Real Madrid e se ele não quer ir para Sacramento, ele definitivamente poderia dificultar as coisas. Ele poderia dizer: 'Se vocês me escolherem, eu vou assinar uma enorme extensão, receber 2 milhões de euros no próximo ano, e não vou até vocês para negociar meus direitos'".

E prosseguiu: "Ele nunca disse 100% que está chegando na NBA no ano que vem. Eu acho que ele gostaria de vir. Obviamente você quer entrar em seu contrato de novato e assinar um segundo contrato daqui a quatro anos. Mas ele tem muito mais influência neste processo do que qualquer outra pessoa nesse draft. Então será muito interessante ouvir o que o seus representantes pensam. Afinal, Sacramento é não é o lugar mais atraente para uma jovem promessa”.

Ao optar por não ir aos Estados Unidos para testes, Doncic deixa suas médias projetadas para 36 minutos de 20,9 pontos, 7,6 rebotes e 6,7 assistências como suas referências.

Sobre isso, seu agente disse: "Eu não acho que seja um problema. Jogar na EuroLeague fala por si. O que ele foi capaz de fazer, fala tanto do talento quanto da preparação de Luka. Ele tem um nível diferente de experiência do que a maioria. A Euroliga é o próximo passo para jogar na NBA".

Resta saber se há realmente algo por trás da fala do jovem, que tem sido apontado como futuro melhor jogador europeu na NBA.

Por hora não deve ser motivo se preocupação para os Suns ou para os Kings, mas se a dúvida permanecer no ar nas próximas semanas, ambas as franquias deverão começar a focar em seus planos B.

Veja Também:

Artigos Relacionados

É hora de dar tchau

É hora de dar tchau

Depois de ótimos anos compartilhando da paixão pela NBA com vocês, vamos dar um tempo para nos dedicarmos a projetos pessoais

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Autor dos perfis Entrequatrolinhas no FB (facebook.com/entrequatrolinhas) e TWT (twitter.com/andre_c_rocha).

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Possível 1ª escolha do draft, Luka Doncic não está certo se irá para a NBA na próxima temporada

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2019 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.