- atualizado em

Manu Ginobili, lenda do San Antonio Spurs, se aposenta aos 41 anos

Argentino Manu Ginobili anuncia aposentadoria e "decreta" fim de uma Era no San Antonio Spurs

Manu Ginobili, lenda do San Antonio Spurs, se aposenta aos 41 anos
Manu após seu último jogo na NBA (Foto: John Glaser-USA TODAY Sports)

Emanuel David Ginóbili, mais conhecido como Manu Ginobili, nasceu em Bahía Blanca, na Argentina, em 28 de julho de 1977 e para muitos é o maior jogador latino-americano da história. Aos menos o maior argentino é com certeza...

E se não bastassem seus títulos no mundo FIBA, o maior deles a medalha de ouro olímpica em Atenas (2004), Manu se tornou uma lenda também na NBA.

Afinal, foram 16 temporadas, 4 títulos (2003, 2005, 2007 e 2014), 2 participações no All Star Game (2005 e 2011), 2 seleções para o 3º Time Ideal da NBA (2008 e 2011), um prêmio de Melhor Sexto Homem (2008) e a consolidação como um dos principais nomes na história do San Antonio Spurs.

Porém, essa história chegou ao fim hoje.

Por meio do twitter o veterano jogador de 41 anos anunciou sua aposentadoria do basquete. 

"Hoje, com uma ampla gama de sentimentos, estou anunciando minha aposentadoria do basquete. GRATIDÃO IMENSA a todos (familiares, amigos, companheiros de equipe, treinadores, funcionários, torcedores) envolvidos em minha vida nos últimos 23 anos. Tem sido uma jornada fabulosa. Muito além dos meus sonhos mais selvagens", disse.

Um dos únicos 2 jogadores e ter em seu currículos os títulos da Euroliga, da NBA e dos Jogos Olímpicos, Ginobili é também um dos 8 nomes da história com 4 anéis de campeão da NBA e uma medalha de ouro em olimpíadas - e o único não americano a conseguir esse feito.

O camisa 20 é também o 9º jogador com melhor porcentagem de vitórias na história da NBA; o líder da franquia Spurs em todos os tempos em bolas de 3 e roubos de bola (veja mais números dele em San Antonio aqui); o 4º jogador com mais bolas de 3 na história dos playoffs; e o 3º atleta com o melhor plus/minus nos playoffs da NBA desde 2001.

Veja 2 vídeos postados pelo time texano em homenagem ao craque:

Ao lado de Tony Parker, o "narigudo" forma ainda a dupla com mais vitórias na história dos playoffs da NBA:

Detalhe... Ele é também o 3º da lista ao lado de Tim Duncan.

E falando em Parker, considerando que Duncan já havia se aposentado e que o francês agora defenderá o Charlotte Hornets, a aposentadoria de Ginobili significa o fim de uma Era no San Antonio Spurs - apesar de o comandante Gregg Popovich permanecer por lá.

Cabe lembrar que após a série diante do Golden State Warriors neste ano, o técnico Steve Kerr (ex-companheiro de Manu quando jogador dos Spurs) havia pedido para o "adversário" continuar em ação.

"Continue jogando... Por que não? Se você ama o jogo, por que não?", pediu Kerr.

Mas agora sabemos que esse, e todos os outros pedidos, não foram suficientes...

Então nos resta dizer: Obrigado, Manu!

O Hall da Fama te espera!

Que o próximo passo em sua vida possa ser tão bem sucedido como você foi dentro de quadra - se é que isso é possível! 

E para os fãs dos Spurs resta acreditar que a próxima "geração" possa ser bem sucedido como foi a de Duncan, Parker, Manu, Boris Diaw, Tiago Splitter, Danny GreenKawhi Leonard - todos ou aposentados em outras franquia na liga.

Popovich terá muito trabalho pela frente...

PS: E, além de todos os títulos listados acima, Ginobili é ainda o único jogador da história a ter "abatido" um morcego (sim, um morcego!!! rs) em pleno voo em um jogo da NBA! Relembre:

Veja Também:

Artigos Relacionados

É hora de dar tchau

É hora de dar tchau

Depois de ótimos anos compartilhando da paixão pela NBA com vocês, vamos dar um tempo para nos dedicarmos a projetos pessoais

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Autor dos perfis Entrequatrolinhas no FB (facebook.com/entrequatrolinhas) e TWT (twitter.com/andre_c_rocha).

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Manu Ginobili, lenda do San Antonio Spurs, se aposenta aos 41 anos

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2019 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.