- atualizado em

NBA estuda mudança no formato da disputa dos playoffs

Comissário Adam Silver se mostra aberto ao fim da divisão entre Leste e Oeste também nos playoffs da NBA e diz que estuda a possibilidade de mudança

NBA estuda mudança no formato da disputa dos playoffs
NBA estudo acabar com o Leste x Oeste também nos playoffs (Foto: si.com)

Em meio ao All Star Game o comissário da NBA Adam Silver mais uma vez mostrou a característica da inovação, que tanto tem marcado sua gestão à frente do maior liga de basquete do mundo.

Após mudar as regras da loteria do "draft" para evitar a busca por derrotas; acabar com a disputa entre Leste e Oeste no All Star Game; declarar que uma nova expansão na liga pode estar próxima; mudar o calendário e as regras dos pedido de tempo para diminuir a sobrecarga dos jogadores e tornar o jogo mais atrativo para o público; e, considerar um time da G League no México, agora é a vez de Silver dizer que pode mudar o formato da disputa também dos playoffs.

O assunto já veio à tona em outros momentos, mas parece estar mais próximo do que nunca.

Silver falou sobre esse "compromisso" na conferência de imprensa anual do sábado no All Star Weekend:

"Você teria um formato onde os 2 melhores times se encontrariam necessariamente nas Finais. E não uma situação onde esses times se encontram nas Finais de Conferência ou algum outro momento. Então nós ainda continuamos olhando para isso. E ainda espero que cheguemos a esse ponto em algum momento".

"Você teria um formato onde os 2 melhores times se encontrariam necessariamente nas Finais."

A proposta de Silver não seria de termos os 16 melhores times classificados, independente da conferência, mas sim os 8 melhores de cada conferência ordenados de 1 a 16, sem considerar a divisão entre Leste e Oeste. Esse formato é bastante similar ao adotado no ASG, onde tivemos 12 jogadores do Leste e 12 do Oeste, mas distribuídos conforme as escolhas dos capitães.

O comissário disse ainda que a situação envolve muita mais a questão das viagens do que a tradição. Afinal, o atual formato de disputa dos playoffs (2-2-1-1-1 em todas as rodadas) poderia resultar em muitos vôos longos nos casos de confrontos de times da lado opostos do país a cada fase.

"Talvez precisemos aumentar um pouco mais a temporada para espalhar essas viagens ou talvez melhores as questões envolvendo as viagens aéreas. São coisas que estamos observando".

O fato de garantir 8 times de cada conferência pode facilitar a implementação da mudança, pois ela exigirá o apoio de 20 das 30 franquias - dificilmente os times do Leste concordariam com o formato dos 16 melhores, por correrem riscos de ficar de fora da fase decisiva. Esse modelo "misto" também não implicaria em qualquer ajuste no calendário, o que também era considerado um problema na proposta original.

"Isso é algo que tem sido seriamente pesando", concluiu o comissário. "Não apenas recentemente, mas já há alguns anos".

Esse seria o chaveamento dos playoffs, caso o novo formato estivesse vigente a temporada acabasse hoje:

Ou seja, como os Cavs estão em 5º no geral e os Warriors em 2º, ainda poderíamos ter Cleveland CavaliersGolden State Warriors na final! 

¯\_(ツ)_/¯

Veja Também:

Artigos Relacionados

É hora de dar tchau

É hora de dar tchau

Depois de ótimos anos compartilhando da paixão pela NBA com vocês, vamos dar um tempo para nos dedicarmos a projetos pessoais

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Autor dos perfis Entrequatrolinhas no FB (facebook.com/entrequatrolinhas) e TWT (twitter.com/andre_c_rocha).

Comentários

Olá, deixe seu comentário para NBA estuda mudança no formato da disputa dos playoffs

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2019 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.