JOGOS DE HOJE

22h00

X

22h00

X

22h00

X

22h00

X

22h30

X

23h00

X

23h00 Sportv

X

23h00

X

23h30

X

23h30

X

01h00

X
MAIS JOGOS
- atualizado em

NBA estuda mudanças na loteria do draft para evitar uma corrida pela pior campanha da liga

Adam Silver, comissário da NBA, falou sobre o desejo de evitar que temporadas seguidas de derrotas seja uma estratégia adotada para fortalecer uma franquia

NBA estuda mudanças na loteria do draft para evitar uma corrida pela pior campanha da liga
Sixers, Lakers e Celtics levaram a melhor na loteria do draft 2017 (Foto: twitter nba brasil)

O draft da NBA - seleção de jovens talentos - é organizado de modo a possibilitar que os times com a pior campanha na temporada anterior tenham mais chances de ter as primeiras escolhas e poder se reforçar com os futuros craques da liga.

Claro que existem furos nesse processo, como por exemplo Michael Olowokandi em 1998 no Los Angeles Clippers, Kwame Brown em 2001 no Washington Wizards, Greg Oden em 2007 no Portland Trail Blazers e Anthony Bennett em 2013 no Cleveland Cavaliers, todos escolhidos em 1º em seus drafts e que nunca "vingaram" na liga. Mas, via de regra, isso realmente ajuda, como nos casos de LeBron James em 2003 nos Cavs, Tim Duncan em 1997 no San Antonio Spurs, Magic Johnson em 1979 no Los Angeles Lakers e David Robinson em 1987 também nos Spurs, todos craques com impacto imediato em seus times. E a intenção por trás dessa regra sempre visou garantir um maior equilíbrio à liga, se não a curto, pelo menos a médio prazo.

Porém, algumas situações, como o tão falado "Processo" defendido pelo Philadelphia 76ers nos últimos anos fez a NBA pensar em rever essa situação. A ideia é evitar que os times percam propositadamente, apenas para ter as melhores posições do próximo draft.

"Assim que ficamos sem chances de playoffs, fizemos o possível para perder". (Marc Cuban)

E a prova de que isso ocorre pode ser tirada em uma declaração do dono dos Dallas Mavericks Marc Cuban: "Assim que os Mavs ficaram sem chances de playoffs, fizemos todo o possível para perder jogos".

Porém, apesar disso, Cuban disse: "Quando um cara entra em quadra, ele vai jogar com todo o coração que tem. Principalmente os mais jovens, que ainda tem algo a provar. Dorian Finney-Smith, Yogi Ferrell... não há nada que você possa falar a eles que os façam diminuir o ritmo". Daí o fato de muitos times na última temporada ter afastado jogadores das últimas rodadas, para que eles "tratassem lesões". Se fossem pra quadra, eles dificilmente perderiam "de propósito".

Enfim, a NBA tem se preocupado com o "tank" (derrotas propositais) e segundo a ESPN americana, Adam Silver, o atual Comissário da liga, tem pensado em alternativas para que essa estratégia não seja adotada com tanta frequência.

Uma das propostas é a de diminuir a diferença entre as chances de ficar com a 1ª escolha. Atualmente o time de pior campanha tem 25% de chance, o 2º tem 19,9%, o 3º 15,6% e assim sucessivamente. A ideia é diminuir essa vantagem e talvez igualar as chances das 3 piores equipes.

Outra proposta é a de evitar que um time fique com uma das 3 primeiras escolhas em anos consecutivos. Por exemplo, se o Brooklyn teve a 1ª escolha em 2017 (trocada para Boston e depois para Philadelphia), teria no máximo a 4ª no próximo ano. E, salvo em seleções equilibradas como a desse ano, 3 posições podem sim fazer muita diferença na hora de selecionar um "futuro craque".

Fala-se ainda em dar apenas a 5ª escolha para a pior equipe, a 6ª para a 2ª pior e a 7ª para a 3ª. Porém, tal decisão poderia ir contra o conceito de "equilibrar as coisas" que deriva do modelo atual.

De qualquer forma, um alerta está aceso e pode ser que tenhamos mudanças por aí, o que seria uma má notícia para os times em "reconstrução" e que querem acumular derrotas para tentar se fortalecer e voltar a ter destaque na liga, se baseando em jovens talentos.

Nada está definido, mas times como o Phoenix Suns, o Atlanta Hawks e o Chicago Bulls precisam ficar de olho...

Veja Também:

Artigos Relacionados

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Desde de 2014 tem um tumblr sobe esportes e que tem como assunto principal o basquete: http://entrequatrolinhas.tumblr.com

Comentários

Olá, deixe seu comentário para NBA estuda mudanças na loteria do draft para evitar uma corrida pela pior campanha da liga

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2017 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.