- atualizado em

Os líderes da Corrida ao Prêmio de MVP após 5 semanas de temporada

Giannis Atenteokounmpo, LeBron James e Joel Embiid despontam como principais candidatos ao prêmio de MVP da temporada segundo divulgado pela própria NBA

Os líderes da Corrida ao Prêmio de MVP após 5 semanas de temporada
Nem James Harden parecia "acreditar" no atropelo de ontem (Foto: Troy Taormina - USA Today Sports)

A NBA semanalmente tem divulgado seu ranking para o prêmio de MVP da temporada regular em 2018-19, é o "MVP Ladder".

Costumeiramente a liga baseia suas listas em critérios ligados à vitórias e principalmente estatísticas ofensivas, o que traz unanimidade e gera críticas de muita gente.

Porém, excluindo o fato de que iremos citar algumas ausências "importantes" ao final da lista, não vamos criticar os nomes, mas apenas comentar as posições da lista "oficial" da liga.

Desta forma, vamos conferir como anda a corrida para o prêmio de MVP após 5 semanas completas de jogos (estatísticas atualizadas em 29/11):

1) Giannis Antetokounmpo

Antetokounmpo brilhou e Curry deixou a quadra lesionado na vitória do Bucks (Foto: ABC7 San Francisco)
Antetokounmpo brilhou e Curry deixou a quadra lesionado na vitória do Bucks sobre os Warriors (Foto: ABC7 San Francisco)

(27.3 pontos, 12.9 rebotes, 6.0 assistências, 1.3 tocos, 1.5 roubos e 57.7% nos arremessos)

O craque do Milwaukee Bucks, que está acostumado a melhorar a cada temporada na liga (confira perfil completo sobre Giannis em nosso podcast 12 - clique aqui) vem liderando os Bucks à 2ª melhor campanha da NBA e apresentando as atuações mais dominantes de sua carreira.

Antetokounmpo começou a temporada com 4 performances consecutivas de pelo menos 25 pontos e 15 rebotes, tornando-se o primeiro jogador desde Wilt Chamberlain (em 1964-65 com os 76ers) a realizar tal feito.

E além do sucesso individual (melhores números na carreira em pontos, rebotes e % de arremessos), o grego "merece" o 1º lugar pelo que tem conseguido com sua equipe.

Só não podemos esquecer de dar também méritos ao técnico Mike Budenholzer que mal chegou e já "revolucionou" a forma de jogo em Milwaukee, que teve seu melhor começo de temporada da história (7-0).

2) LeBron James

LeBron segue colecionando recordes em sua carreira (Foto: the straits time)
LeBron segue colecionando recordes em sua carreira (Foto: the straits time)

(27.6 pontos, 7.9 rebotes, 6.7 assistências, 1.4 roubos, 1 toco, 51.4% nos arremessos e 37.3% nas bolas de 3)

"King" James aceitou o desafio de capitanear o jovem time do Los Angeles Lakers e tem provado das dificuldades de estar em um time em formação - algo que não vivia desde antes de ir para Miami e de voltar à Cleveland, sempre com mais 2 estrelas ao lado.

Porém, mesmo com todos os percalços e oscilações tem conseguido manter o time de LA dentro da zona dos playoffs.

Nenhum dos números de LeBron é o melhor de sua carreira.

Mas isso não é demérito nenhum...

Demérito seria não estar nos playoffs. E isso não parece que vai acontecer.

3) Joel Embiid

Jol Embiid teve 42 pontos, 18 rebotes e 4 tocos, além de ser decisivo no 4º período e prorrogação (Foto: philly.com)
Jol Embiid teve 42 pontos, 18 rebotes e 4 tocos, além de ser decisivo no 4º período e prorrogação e jogo contra os Hornets (Foto: philly.com)

(28 pontos, 13.3 rebotes, 3.7 assistências, 2 tocos, 47.7% nos arremessos e 30.6% nas bolas de 3) 

O pivô do Philadelphia 76ers está apenas na sua 3ª temporada na liga e agora se firma de vez entre os grandes jogadores da NBA.

Terceiro cestinha, terceiro em rebotes e sétimo em tocos até o momento, o camaronês tem mostrado toda a sua dominância em quadra, levando os Sixers à 3ª posição do Oeste.

Melhorando ano a ano em pontos, rebotes e assistências, o craque segue ainda firme entre os melhores defensores da NBA.

E além dos números, com sua personalidade Embiid tem ajudado o time de Phila e retomar uma cultura vencedora, o que deve se consolidar ainda mais após a chegada de Jimmy Butler.

4) Damian Lillard

Damian Lillard é um dos jogadores mais
Damian Lillard é um dos jogadores mais "clutches" da NBA (Foto: USA Today Sports

(27.1 pontos, 5.3 rebotes, 6 assistências, 44.3% nos arremessos, 36.5% nas bolas de 3 e 89% nos lances livres)

Lillard chegou a conduzir o Portland Trail Blazers ao topo do Oeste - atualmente o time é o 5º, 1.5 jogos atrás dos Clippers -, porém, 5 derrotas nos últimos 10 jogos podem ter prejudicado as pretensões do time e a projeção do craque nessa lista.

Suas médias de pontos e rebotes já são as melhores da carreira e vale lembrar que ele tem como "costume" melhorar ainda mais após o All Star Game.

Vamos ver até onde Lillard e os Blazers podem chegar.

5) Stephen Curry

"Stephen Curry, VOCÊ É RIDÍCULO", diria Everaldo Marques em relação ao começo de temporada do camisa 30!!! (Foto: twitter NBA)

(29.5 pontos, 5 rebotes, 6.1 assistências, 1 roubo de bola, 51.5% nos arremessos, 49.2% nas bolas de 3 e 92.3% nos lances livres)

Curry vinha com números próximos aos da temporada em que foi eleito o MVP da NBA de forma unânime - feito único na história.

Porém uma lesão muscular na derrota diante dos Bucks iniciou um "inferno astral" no Golden State Warriors, com direito a briga entre Draymond Green e Kevin Durant, 4 derrotas consecutivas pela 1ª vez na Era Steve Kerr e 6 derrotas nas últimas 11 partidas.

Porém, ele estava "sobrando" tanto nessa temporada que ainda conseguiu se manter no TOP 5 desse ranking.

============================

Outros citados:

6) Kawhi Leonard - 24.3 pontos e 8.6 rebotes (recorde na carreira) liderando o Toronto Raptors à melhor campanha da NBA.

Kawhi Leonard ouviu gritos de MVP na vitória sobre os Celtics (Foto: NBA.com)
Kawhi Leonard ouviu gritos de MVP na vitória sobre os Celtics (Foto: NBA.com)

7) Kemba Walker - 27.4 pontos e 6.3 assistências (ambos recordes na carreira), mantendo o Charlotte Hornets na zona dos playoffs no Leste.

8) Kyle Lowry - 15.6 pontos e 10.2 assistências (recorde na carreira e líder da NBA).

9) Mike Conley - 20.3 pontos e 6.6 rebotes (ambos recordes na carreira), chegou a liderar o Memphis Grizzlies ao topo do Oeste - agora estão em 6º, mas apenas 2 jogos atrás dos líderes.

10) Anthony Davis - 27.1 pontos, 12.9 rebotes e 2.7 tocos. Ótimos números, mas talvez prejudicados pela queda de produção do New Orleans Pelicans.

Anthony Davis ficou em 3º na corrida pelo Prêmio de MVP em 2018 (Foto: ESPN.com)
Anthony Davis ficou em 3º na corrida pelo Prêmio de MVP em 2018 (Foto: ESPN.com)

============================

Principais ausências:

1) Kevin Durant - 29.2 pontos, 7.8 rebotes, 6.1 assistências, 1 roubo, 1.1 toco, 50.8% nos arremessos, 32.3% nas bolas de 3 e 93.1% nos lances livres. Números absurdos, mas aparentemente prejudicados pela má campanha dos Warriors sem Curry.

Durant parte para a
Durant parte para a "cravada" no MSG (Foto: nypost)

2) Paul George - 23.7 pontos, 7.9 rebotes e 2.2 roubos. O OKC Thunder começou vacilante e tem 7-3 nos últimos 10 jogos. Será que George pode subir nessa lista?

3) James Harden - 31.1 pontos e 2.5 rebotes (líder da temporada em 2 quesitos), mas prejudicado pela campanha do Houston Rockets.

Nem James Harden parecia
Nem James Harden parecia "acreditar" no atropelo diante dos Warriors (Foto: Troy Taormina - USA Today Sports)

4) Russell Westbrook - 23.2 pontos, 10.3 rebotes e 9.8 assistências. 3ª temporada de triplo duplo com o Thunder fracassando? Será?

============================

#Entre4Linhas

#ILoveThisGame

Curta: EntreQuatroLinhas

E ouça nossos podcasts aqui!!!

Veja Também:

Artigos Relacionados

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Autor dos perfis Entrequatrolinhas no FB (facebook.com/entrequatrolinhas) e TWT (twitter.com/andre_c_rocha).

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Os líderes da Corrida ao Prêmio de MVP após 5 semanas de temporada

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2018 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.