- atualizado em

Playoffs NBA - Dia 27: Celtics atropelaram os Cavs na abertura da Final do Leste

Boston Celtics se impõe diante de sua torcida e consegue grande vitória sobre o Cleveland Cavaliers na abertura das Finais do Leste

Playoffs NBA - Dia 27: Celtics atropelaram os Cavs na abertura da Final do Leste
Marcus Morris foi a surpresa da escalação de Brad Stevens nesse jogo 1 (Foto: twitter NBA)

O domingo nos playoffs da NBA teve a abertura da série Final do Leste entre Boston Celtics e Cleveland Cavaliers.

As franquias reeditam a final da última temporada, mas com elencos muito diferentes (apenas 5 jogadores de Cleveland e 4 de Boston estavam na decisão de 2017, como podemos conferir aqui). E os donos da casa de impuseram desde o 1° período para conseguir uma vitória arrasadora para abrir 1 a 0.

Confira aqui nossa prévia e os palpites do Sobe a Bola para esse duelo.

Cleveland Cavaliers 83 x 108 Boston Celtics

Playoffs NBA - Dia 27: Celtics atropelaram os Cavs n abertura da Final do Leste
Calouro Tatum teve interrompida sua sequência de jogos com 20+ pontos na vitória no jogo 1 (Foto: twitter NBA)

O técnico Brad Stevens fez uma alteração na escalação do seu quinteto titular para encarar os Cavs, colocando Marcus Morris na vaga que era de Aron Baynes nas 2 primeiras rodadas.

E o ala, que disse antes da partida que era o melhor marcador da atualidade diante de LeBron James (confira - em inglês), realmente cumpriu seu papel e foi fundamental para o resultado nos 2 lados da quadra.

No ataque o camisa 13 contribuiu com 21 pontos, acertando 7 em 12 arremessos, 3 de 4 bolas de 3 e 4 de 5 lances livres, Além disso, na defesa, ele foi o marcador principal de LeBron em 24 jogadas, nas quais o camisa 23 conseguiu apenas 5 pontos, com 2-6 nos arremessos.

A diferença de 25 pontos no placar final é a 2ª pior derrota de James em um jogo de uma série de playoffs e muito disso se deve a Marcus Morris, que teve um plus/minus de exatamente 25 pontos no jogo 1.

Mas Morris não foi o único destaque celta no jogo.

O jovem Jaylen Brown foi o cestinha do time com 23 pontos, acertando 9-16 nos arremessos e 3-5 nas bolas de 3, além de pegar 8 rebotes. E o pivô Al Horford foi o 3º jogador dos donos da casa a superar os 20 pontos, acertando 8-10 nos arremessos, sendo 2-4 nas bolas de 3. Além disso, o dominicano pegou 4 rebotes, deu 6 assistências e conseguiu 2 tocos.

Foi a 1ª vez desde Rajon Rondo, Paul Pierce e Kivin Garnett em 2012, que 3 titulares de Boston tiveram 20+ pontos em um jogo de Final de Conferência.  

E ainda falando de pontuação, por 4 pontos, Jayson Tatum teve interrompida sua sequência de jogos com pelo menos 20 pontos, permanecendo na 2ª posição da história entre os calouros, com 7 partidas. Porém, o camisa 0 teve o melhor plus/minus do jogo, com 27 pontos a mais para os Celtics enquanto ele esteve em quadra.

Foi a 8ª vitória dos Celtics em seus domínios nessa pós-temporada, contra apenas 1 fora do TD Garden. Nesses jogos o time marcou 15.9 pontos a mais e acertou 9% a mais das bolas de 3 do que como visitante.

Pelo lado dos Cavs, "King" James teve interrompida sua sequência de 11 jogos nessa pós-temporada liderando sua equipe em pontos e assistências. Ontem o cestinha do time foi Kevin Love, com 17 pontos, além de 8 rebotes. Love acertou apenas 5 em 14 arremessos, sendo 1-4 para 3.

Além de Love, o único titular dos Cavaliers a superar os dígitos duplos foi LeBron James - entre os reservas, Jordan Clarkson teve 10 pontos e Rodney Hood 11. LeBron acabou o jogo com 15 pontos, 7 rebotes, 9 assistências e 2 tocos, mas com aproveitamento de apenas 5-16 nos arremessos e 0-5 nas bolas de 3, cometendo ainda 7 desperdícios de bola.

E jogo teve ainda alguns recordes negativos para o craque de Cleveland.

A diferença de 21 pontos durante o 1º período foi a maior em sua carreira em um quarto inicial de um jogo de playoffs, a diferença de 26 pontos no intervalo foi a maior de sua carreira em um jogo de playoffs e o plus/minus de -26 no 1º tempo também foi o maior de sua carreira em um jogo de playoffs.

Além disso, o plus/minus final de -32 igualou sua pior marca em playoffs na carreira:

Cabe destacar ainda 2 corridas incríveis dos Celtics na partida. A 1ª ocorreu no 1º período, quando fizeram 25 a 2, entre os 9 e os 2:30 minutos para o final. Durante o 1º quarto os comandados de Brad Stevens conseguiram 8 bandejas, igualando sua melhor marca nessa pós-temporada.

E nem a entrada de Tristan Thompson no time freou esse domínio celta no garrafão, como havia ocorrido no jogo 1 contra os Raptors. Ao final da partida foram 60 pontos na área pintada contra apenas 38 dos Cavs e 54 rebotes contra 47.

A outra corrida aconteceu no início do 4º período, quando Boston marcou 14 pontos sem resposta. E o mais impressionante sobre esse momento veio depois do jogo, quando LeBron descreveu cada um desses ataques (confira aqui - em inglês). Que memória!

Os atuais tricampeões do Leste foram também muito mal nos arremessos, com aproveitamento de apenas 36% no geral (31-86) e 15.4% nas bolas de 3 (4-26).

Ou seja, o técnico Tyronn Lue precisará fazer ajustes para se manter vivo na série. Mas mais do que isso, os jogadores precisam entrar em ação. Afinal, esse jogo 1 foi praticamente um jogo de um time só. E isso não é algo que deve se repetir. Pelo menos não com tanta facilidade...

E talvez por isso, LeBron disse após o jogo não estar preocupado com sua situação na série.

"Meu nível de preocupação nesse momento é zero. Teremos outra oportunidade na terça-feira. Vamos ver o que acontece". (LeBron James)

"Meu nível de preocupação nesse momento é zero. Não joguei no basquete universitário, então não sei como é o 'March Madness' - onde os jogos são eliminatórios. Então, vocês sabem, há variações no decorrer das séries", disse.

E prosseguiu: "Já estive perdendo de 1 a 0, 2 a 0, sequer cheguei aos playoffs... Mas para mim não me preocupa. Não importa quão ruim foi minha atuação, se cometi 7 erros ou se arremessei mal. Teremos outra oportunidade na terça-feira. Vamos ver o que acontece".

Algo normal para quem já reverteu um 3 a 1 contrário em uma final de NBA, né?

Só não dá pra subestimar esse time dos Celtics e o gênio das pranchetas Brad Stevens...

E pelo visto James também sabe disso: "Eles tiveram um ótimo plano de jogo hoje. Brad (Stevens) fez um ótimo trabalho. Temos a oportunidade agora de ver alguns vídeos e ver como eles nos deixaram desconfortáveis nesse jogo".

O jogo 2 será na próxima terça-feira, novamente em Boston, às 21h30, horário de Brasília, com transmissão da ESPN para o Brasil.

Veja Também:

Artigos Relacionados

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Desde de 2014 tem um tumblr sobe esportes e que tem como assunto principal o basquete: http://entrequatrolinhas.tumblr.com

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Playoffs NBA - Dia 27: Celtics atropelaram os Cavs na abertura da Final do Leste

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2018 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.