- atualizado em

Playoffs NBA - Dia 28: Durant comanda vitória dos Warriors sobre os Rockets na abertura da Final do Oeste

Golden State Warriors consegue reverter o mando de quadra diante do Houston Rockets, com Kevin Durant vencendo o duelo contra James Harden

Playoffs NBA - Dia 28: Durant comanda vitória dos Warriors sobre os Rockets na abertura da Final do Oeste
Kevin Durant marcou 37 pontos no jogo 1 (Foto: warriors.com)

A segunda-feira nos playoffs da NBA teve a abertura da série Final do Oeste entre Houston Rockets e Golden State Warriors.

As franquias se encontram novamente nos playoffs após 2 anos com os Rockets tendo apenas 3 jogadores presentes no último confronto (James HardenTrevor Ariza e Clint Capela), enquanto pelo lado dos Warriors temos 6 remanescentes da temporada histórica em que tiveram 73 vitórias (Stephen Curry, Klay Thompson, Draymond Green, Andre Iguodala, Shaun Livingston e Kevon Looney). E mais uma vez os atuais tricampeões do Oeste se basearam em um ótimo 2º tempo (63 a 50) para inverter o mando de quadra da série.

Confira aqui nossa prévia e os palpites do Sobe a Bola para esse duelo.

Golden State Warriors 119 x 106 Houston Rockets

Playoffs NBA - Dia 28: Durant comanda vitória dos Warriors sobre os Rockets na abertura da Final do Oeste
O jogo 1 foi marcado por um duelo entre os cestinhas Durant e Harden (Foto: twitter NBA)

Rockets e Warriors fizeram uma partida muito equilibrada, especialmente no 1º tempo (56 x 56), onde mostraram todo seu poderio ofensivo e talento. Porém, na volta do intervalo o time do técnico Steve Kerr mostrou porque é o atual campeão da NBA e pulou na frente da série, mesmo diante da torcida do Toyota Center.

E o grande nome da vitória foi Kevin Durant! O MVP das últimas Finais da NBA foi dominante no ataque e acabou com 37 pontos, 14-27 nos arremessos, 3-6 nas bolas de 3 e 6-6, em 40 minutos. Foi o 11º jogo do camisa 35 com 30+ pontos em jogos de Final da Conferência Oeste, a 4ª maior marca da história da NBA.

O ala mostrou mais uma vez que pode fazer a diferença com seu talento como pontuador nato e marcou 27 dos seus 37 pontos em jogadas individuais.

E KD não esteve sozinho. Klay Thompson pegou fogo em alguns momentos do jogo e acabou com 28 pontos, 9-18 nos arremessos, 6-15 nas bolas de 3 e 4-4 nos lances livres. Já Steph Curry acabou o jogo com apenas 18 pontos, 6 rebotes, 8 assistências, 2 roubos e1 toco. Apesar de essa ser sua menor marca nos 17 jogos de final de conferência que disputou, o armador foi muito efetivo nas infiltrações, acertando 7 de 10 bolas de 2 tentadas.

O trio foi responsável por 75% dos arremessos dos Warriors na partida.  

Cabe destacar ainda mais uma atuação importante de Draymond Green. O ala-pivô começou o jogo aparentando um nervosismo exagerado, mas se olharmos suas estatísticas no final jogo, dá pra perceber como ele é o termômetro do time. Foram apenas 5 pontos, mas 9 rebotes, 9 assistências, 2 roubos, 2 tocos e o melhor +/- do jogo, com +19.

E os 119 pontos marcados são a maior pontuação conseguida sobre os Rockets por qualquer equipe nas 33 partidas de final de conferência disputadas pelo time texano em seus 51 anos de história.

Pelo lado dos Rockets, Harden foi o grande destaque, sendo o cestinha do jogo com 41 pontos. O Barba distribuiu ainda 7 assistências e acertou 14-24 nos arremessos, 5-9 nas bolas de 3 e 8-10 nos lances livres, se tornando o 1º jogador a ter mais de um jogo acima dos 40 pontos diante dos Warriors em jogos de final de conferência.

O camisa 13 se tornou ainda o 1º jogador a ter 3 jogos de 40 pontos em 3 jogos jogos 1 de séries consecutivas. Além dele, apenas Shaquille O´Neal tinha 3 jogos 1 acima de 40 pontos em uma mesma edição dos playoffs.

O outro destaque do time foi o seu 2º craque Chris Paul. CP3 acabou o jogo com 23 pontos, 8-17 nos arremessos, 5-7 nos lances livres e 11 rebotes, se tornando apenas o 3º armador com 11+ rebotes em um jogo de final da conferência Oeste nos últimos 33 anos, ao lado de Magic Johnson e Russell Westbrook.

Só que isso não foi suficiente para bater os Warriors, até porque PJ Tucker contribuiu com apenas 1 ponto e Ariza jogou apenas 23 minutos, com problemas de faltas. O brazuca Nene foi o único jogador do time de Mike D´Antoni com um +/- positivo (+1), mas teve apenas 1 rebote em 6 minutos.

Além disso, os únicos reservas dos Rockets que pontuaram foram Gerald Green (6) e Eric Gordon (15 pontos).

Por isso, Harden disse que o time precisa fazer um trabalho melhor nas próximas partidas, pois cometeram alguns erros que não podem acontecer: "Precisamos fazer um trabalho melhor, sabendo quem está em quadra, melhorando nossa rotação e dificultando seus arremessos".

Do outro lado, Kevin Durant ainda acha que os Warriors podem melhorar ainda mais: "Não acho que atingimos nosso máximo. Nós podemos ser melhores".

"Qualquer um que pense que os Rockets vão vencer um jogo ou a série é um idiota". (Charles Barkley)

Talvez por isso, Charles Barkley tenha dito ontem que acredita que os Warriors vão "varrer" a série:

"Qualquer um que pense que os Rockets vão vencer um jogo ou a série é um idiota. Vocês viram o que aconteceu nesse jogo. Os Rockets não podem vencer. Eu havia escolhido os Warriors em 5 jogos. Mas eles (Rockets) não vão ganhar nenhum jogo. Os Warriors vão vencer os outros 3", disse o sempre polêmico ex-jogador e agora comentarista.

Será exagero do membro do Hall da Fama? Os Rockets tem poder de fogo pra superar os Warriors e ontem os 23 desperdícios de bola mostram que houve um erro no percurso? Ou, de fato, ainda falta um pouco para o Barba voltar às Finais da NBA?

E os Warriors? Estavam realmente "se poupando" até aqui e há espaço para eles cresceram em busca do 3º título em 4 anos?

Bem... As respostas para isso continuarão a ser dadas na próxima quarta-feira, às 22h00, horário de Brasília, com transmissão para o Brasil do SporTV.

Veja Também:

Artigos Relacionados

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Desde de 2014 tem um tumblr sobe esportes e que tem como assunto principal o basquete: http://entrequatrolinhas.tumblr.com

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Playoffs NBA - Dia 28: Durant comanda vitória dos Warriors sobre os Rockets na abertura da Final do Oeste

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2018 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.