- atualizado em

Playoffs NBA - Dia 29: Celtics superam grande atuação de LeBron James e abrem 2 a 0

LeBron James consegue triplo duplo, mas Boston Celtics faz grande jogo coletivo e faz 2 a 0 diante do Cleveland Cavaliers

Playoffs NBA - Dia 29: Celtics superam grande atuação de LeBron James e abrem 2 a 0
"Scary Terry" mais uma vez marcou presença nos playoffs (Foto: NBA.com)

A terça-feira nos playoffs da NBA teve o jogo 2 entre Boston CelticsCleveland Cavaliers pela Finais do Leste.

E o resultado foi mais uma vitória do surpreendente time do técnico Brad Stevens diante de sua torcida, apesar de mais uma atuação impressionante de LeBron James.

Com isso os Celtics estão em uma situação de liderar uma série por 2 a 0, posição em que já esteve 37 vezes na história, sendo que nunca foi eliminado após conseguir essa vantagem.

Pelo lado de Cleveland, a última vez em que LeBron esteve perdendo uma série de playoffs por 2 a 0 foi há 10 anos. E naquele ano os Celtics foram os campeões da NBA.

Cleveland Cavaliers 94 x 107 Boston Celtics

Playoffs NBA - Dia 29: Celtics superam grande atuação de LeBron James e abrem 2 a 0
O clima esquentou em vários momentos do jogo (Foto: Twitter Bleacher Report NBA)

A partida começou com "King" James voando, como tem acontecido em todos os jogos 2 das séries até aqui nesse playoffs. Já no 1º quarto o craque teve 21 pontos, com 13 arremessos tentados e 4 bolas de 3 convertidas. LeBron foi responsável por 85% dos pontos dos Cavs, tendo dado ainda uma assistência para Kevin Love.

A vantagem dos Cavs durou até o intervalo (55 a 48). Porém, a partir dos 10 minutos finais do 3º quarto os Celtics tiveram uma exibição de gala, fazendo 55 a 33 no placar e acertando 43% dos arremessos, dominando os rebotes (27 a 19), conseguindo o dobro de assistências que o adversário (11 a 5) e cometendo apenas um desperdício de bola (contra 7 dos Cavaliers). E essa vantagem veio de uma movimentação de bola impressionante, que resultou em 20 arremessos sem marcação no 2º tempo (contra apenas 3 dos Cavs).

Ao final, James teve 42 pontos, 10 rebotes, 12 assistências, 16-29 nos arremessos e 5-11 nas bolas de 3. Foi sua 5ª partida acima dos 40 pontos nesses playoffs (um recorde pessoal), seu 3º triplo duplo com 40+ pontos (maior marca da história, superando Oscar Robertson) e seu 5º triplos duplos em Finais do Leste (maior marca da história, superando Larry Bird).

Seguem os números de James nos 3 jogos 2 até aqui:

Pena para os fãs do time de Cleveland, que isso não foi suficiente ontem...

Além de James, apenas 2 jogadores pontuaram em dígitos duplos ontem. Love teve 22 pontos, 15 rebotes e 9-18 nos arremessos e Kyle Korver teve 11 pontos, com 4-8 nos arremessos e 2-5 nas bolas de 3.

E a grande decepção do time foi a atuação de sua dupla de armadores. Afinal, George Hill e JR Smith combinaram para apenas 3 pontos - contra 41 de Terry Rozier e Jaylen Brown.

Pelo time de Boston, o equilíbrio mais uma vez foi o diferencial do time, com 4 jogadores diferentes sendo os principais pontuadores em cada período de jogo. Jaylen Brown teve 14 pontos no 1º, Jayson Tatum 9 no 2º, Terry Rozier 14 no 3º e Al Horford 8 no 4º.

No final do jogo, Brown teve 23 pontos e 7 rebotes; Rozier teve 18 pontos (com direito a essa enterrada); Horford teve 15 pontos, 10 rebotes, 4 assistências, 2 roubos e 2 tocos; Tatum teve 11 pontos; Marcus Smart teve 11 pontos e 9 assistências; e, Marcus Morris teve 12 pontos e 5 rebotes.

E falando de Morris, o ala mais uma vez se mostrou um marcador implacável diante de LeBron. Na série James tem apenas 11 pontos quando marcado pelo camisa 13, contra 41 diante de outros marcadores.

E uma curiosidade, a média até aqui de 23 pontos por jogo de Jaylen Brown até aqui é a maior de um jogador até 22 anos em uma final de conferência, superando os 20.4 de Kobe Bryant em 2000. 

No final do jogo houve ainda uma grande confusão após falta flagrante de JR Smith sobre Al Horford. Após o jogo, Marcus Smart, que foi quem mais saiu em defesa de Horford após o lance, criticou a postura do adversário: "Essa não é a primeira vez que JR faz essas coisas sujas, especialmente contra nós". Confira aqui (em inglês).

Após o jogo Brad Stevens foi só elogios ao aguerrido ala-armador: "As pessoas falam dele o tempo todo. Só que as vezes as pessoas focam em coisas que não importam".

Agora a série vai para Cleveland e o técnico Tyronn Lue espera uma maior entrega dos seus jogadores: "Nós precisamos ser mais duros. Eles tem jogado mais duro do que nós". Pena que parece que JR levou isso para o "lado errado"...

"Vou analisar o que mais posso fazer para termos sucesso". (LeBron James)

E sobre a desvantagem na série, mais uma vez James não mostrou estar muito preocupado: "Vou ficar bem. Eu não vou perder o sono por isso. Você sai e quando você coloca tudo na linha, você pode viver com isso".

"Vou analisar o que mais posso fazer para termos sucesso. O que mais posso fazer para sermos mais completos", disse o camisa 23.

"Nos teremos a oportunidade de voltar para casa e defender nosso mando de quadra. Vamos usar esses dias para realmente mergulhar no que precisa ser feito para ajudar nosso time a ser bem-sucedido".

O jogo 3 da série será apenas no próximo sábado, às 21h30, horário de Brasília, com transmissão da ESPN.

E sobre esse longo período até a próxima partida, nosso sentimento é o mesmo de Dwyane Wade, que mostrou sua indignação diretamente do sofá de sua casa, via twitter:

"Espera? Precisaremos esperar até sábado pelo jogo 3? Que é isso, NBA"?

¯\_(ツ)_/¯

Veja Também:

Artigos Relacionados

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Desde de 2014 tem um tumblr sobe esportes e que tem como assunto principal o basquete: http://entrequatrolinhas.tumblr.com

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Playoffs NBA - Dia 29: Celtics superam grande atuação de LeBron James e abrem 2 a 0

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2018 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.