- atualizado em

Por que o título do Golden State Warriors é inquestionável?

Golden State Warriors chega ao 3º título em 4 anos e se firma como uma dinastia na NBA

Por que o título do Golden State Warriors é inquestionável?
Jogadores dos Warriors na comemoração do título de 2018 (Foto: sfgate)

Em 2015 uma equipe construída via draft e com um técnico novato chegou às Finais da NBA e conquistou seu 1° título em 40 anos.

Era o Golden State Warriors de Stephen Curry (7º no draft de 2009), Klay Thompson (11º no draft de 2011), Harrison Barnes (7º no draft de 2012), Draymond Green (35º no draft de 2012) e Andrew Bogut (1º no draft de 2005 pelos Bucks e trocado por Monta Ellis), cujo técnico era Steve Kerr - vindo do cargo de comentarista de TV, após ser cartola em Phoenix e conquistar 5 títulos como jogador.

Por que o título do Golden State Warriors é inquestionável?
Kerr e o elenco dos Warriors em 2014 (Foto: slamonline)

E falando em Kerr, o comandante conseguiu uma melhora de uma campanha de 51-31 sob o comando de Mark Jackson em 2013-14 (6ª posição do Oeste, caindo na 1ª rodada dos playoffs) para 67-15 em 2014-15, com mudanças drásticas na forma do time jogar e na rotação do elenco que passara a ter os All Stars Andre Iguodala e David Lee vindo banco.

Chegando a 2018, essa mesma base sob o comando de Kerr já tem 3 títulos em 4 finais consecutivas diante do Cleveland Cavaliers. E o jogo “implementado” por eles já é regra na NBA moderna...

Claro que Barnes e Bogut já se foram e o MVP das 2 últimas Finais Kevin Durant chegou. Fora isso, todo o elenco de apoio não é mais o mesmo.

E a temporada 2017-18 foi a 1ª em que esse Warriors não teve pelo menos 67 vitórias – foram 2 campanhas de 67 vitórias com a histórica campanha de 73-9 entre elas.

Foram muitos altos e baixos durante os 82 jogos da temporada regular, lesões (principalmente de Curry), oscilações que mostravam que o time não eram mais “tão imbatível assim” e um campanha de “apenas” 58 vitórias, a 2ª melhor do Oeste e 3ª melhor da NBA.

Ou seja, em 2014-15 foi o nascimento desse super time, em 2015-16 veio a campanha histórica com direito ao recorde de vitórias na temporada regular (e a derrota nas Finais) e em 2016-17 eles conseguiram os playoffs quase perfeitos (16 vitórias e apenas 1 derrota).

O que viria agora em 2017-18?

Por que o título do Golden State Warriors é inquestionável?
Thompson, Curry, Green e Durant foram novamente All Stars em 2018 (Foto: espn.com)

O grande desafio agora era então manter a motivação para buscar seguir no topo da liga – um lugar super difícil de se alcançar e mais difícil ainda de se manter.

Por isso por algumas vezes Kerr falou sobre a dificuldade de manter seu elenco motivado e muita gente passou a apostar que havia chegado o momento de queda dos Warriors.

Chegaram os playoffs e a classificação na 1ª rodada em 5 jogos diante de San Antonio, com dominância quase total na série, exceto pela honrosa vitória do time texano no jogo 4. Na semifinal do Oeste novo 4 a 1, dessa vez diante de Anthony Davis e o New Orleans Pelicans.

E as Finais diante do Houston Rockets de James Harden se mostraram o maior desafio para os comandados de Steve Kerr desde a hora em que a temporada “começou para valer”.

Vitória no jogo 1 fora de casa com show de Durant; derrota no jogo 2 com show nas bolas de 3 pelo time de Houston; atropelo em casa no jogo 3, comandados por Steph Curry1ª derrota do time em Oakland nos playoffs desde a chegada de KD no jogo 4; e show de Chris Paul e Eric Gordon no jogo 5.

Desta forma a série chegava ao jogo 6 com um placar de 3 a 2 desfavorável aos Warriors.

Só que os Rockets perderam Chris Paul no final do jogo 5 e os jogos 6 e 7 tiveram enredos muito parecidos...

Show nas bolas de 3 e viradas incríveis nos 2º tempo tanto no jogo 6, quanto no jogo 7, e Golden State se garantia novamente na decisão do melhor basquete do mundo, provando que ainda era o time a ser batido na NBA.

Do outro lado da quadra mais uma vez LeBron James havia conduzido o Cleveland Cavaliers à decisão após uma temporada (e pós-temporada) impressionante!

Era a concretização da maior rivalidade da NBA.

LeBron vs Curry! LeBron vs Durant! LeBron vs Warriors!

Por que o título do Golden State Warriors é inquestionável?
LeBron vs Warriors (Foto: yahoo sports)

E esse time conseguiu então seu melhor desempenho em Finais da NBA e após a vitória apenas na prorrogação no jogo 1, venceu o jogo 2 com Curry batendo o recorde de bolas de 3 em Finais, venceu o jogo 3 com novo show de Durant e a volta de Iguodala e concretizou a varrida com uma vitória tranquila no jogo 4.

Os 4 a 0 foram a cereja do bolo para tornar o título inquestionável.

Afinal, ainda que os Cavs tenham ficado próximo da vitória no jogo 1 – há quem culpe a arbitragem pelo resultado, fora o lance livre perdido por George Hill e a “pane” de JR Smith nos segundos finais -, vimos os Warriors dominantes, mostrando toda sua força e chegando a 21 vitórias em 30 jogos diante dos Cavaliers desde 2014.

Relembre os 26 primeiros jogos entre as equipes aqui.

Foi o 6º título da história da franquia e o 3º dessa geração.

Com isso agora apenas Boston CelticsLos Angeles Lakers tem mais títulos do que o time californiano (ao lado do Chicago Bulls).

Portanto, goste ou não dos Warriors e de seu estilo de jogo...

Critique ou não a forma como Durant se juntou ao time...

Ache ou não que houve alguma influência da arbitragem...

Ou ache que o elenco se tornou prepotente com o passar dos anos...

Como questionar então esse time e mais esse título?

Estamos vendo a história ser escrita por mais uma dinastia da NBA – tal qual foram os de Celtics nos anos 60 e 80, Lakers nos anos 80, Bulls nos anos 90 e San Antonio Spurs a partir dos anos 90.

Por que o título do Golden State Warriors é inquestionável?
Os craques Curry e Durant comandaram a festa em Oakland! (Foto: w3livenews)

Então sugiro que aproveitemos...

Ainda que muitos possam optar por torcer contra.

Fazer o que, né?

¯\_(ツ)_/¯

#Entre4Linhas

#ILoveThisGame

Curta: EntreQuatroLinhas

Veja Também:

Artigos Relacionados

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Desde de 2014 tem um tumblr sobe esportes e que tem como assunto principal o basquete: http://entrequatrolinhas.tumblr.com

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Por que o título do Golden State Warriors é inquestionável?

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2018 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.