JOGOS DE HOJE

22h00

X

22h00

X

22h00

X

22h00

X

22h30

X

23h00

X

23h00 Sportv

X

23h00

X

23h30

X

23h30

X

01h00

X
MAIS JOGOS
- atualizado em

Prévia da temporada 2017-18 - Dallas Mavericks

O calouro Dennis Smith Jr é o grande reforço dos Mavs em 2017-18. Além disso, o time manteve o craque Dirk Nowitzki e os jovens Nerlens Noel e Yogi Ferrell

Até o dia de abertura da temporada 2017-18 (17/10) toda terça e toda quinta-feira apresentaremos Prévias aqui no Sobe a Bola de uma equipe de cada conferência.

A ordem das postagens será baseada na classificação da temporada 2016-17.

Seguem as análises já efetuadas: NetsSuns, SixersLakers, Magic, Wolves e Knicks, Kings e Hornets.

Agora é hora de falar do DALLAS MAVERICKS!

Campanha na temporada 2016-17: 33 vitórias e 49 derrotas (11º no Oeste e 22º na liga)

Chegadas: Dennis Smith Jr (PG - draft - 9ª posição), Jeff Whitey (C - UTA), Josh McRoberts (PF - MIA)

Saídas: AJ Hammons (C - MIA)

Agentes Livres (ainda no mercado): nenhum

Previsão de vitórias segundo a ESPN (USA): 34,6 (11º do Oeste)

Líderes 2016-17:

  • Pontos: Harrison Barnes (19.2)
  • Assistências: Deron Williams (6.9)
  • Rebotes: Dirk Nowitzki (6.5)
  • Roubos: Seth Curry (1.1)
  • Tocos: Salah Mejri (0.8)

Análise:

Antes da temporada 2016-17 o Dallas Mavericks apostou em Harrison Barnes como possível futuro craque da franquia. O ala, de 25 anos, foi campeão da NBA em 2015 pelo Golden State Warriors, mas em 2016 foi possivelmente o nome mais questionado na derrota diante do Cleveland Cavaliers.

Na sua 1ª temporada em Dallas, Barnes teve médias de 19.2 pontos, 5 rebotes, 46.8% nos arremessos e 35.1% nas bolas de 3 em 35.5 minutos. Foi sua melhor marca de pontos na carreira e pela 1ª vez em mais de 15 anos os Mavs tiveram um cestinha que não fosse Dirk Nowitzki. Resta saber qual é ainda a sua margem de crescimento para assumir um papel ainda maior na franquia após a aposentadoria de Dirk.

E por falar no craque alemão, o camisa 41 reassinou com o time texano por 2 anos, recebendo o módico salário de 5 milhões de dólares anuais. Algo que mostrou realmente a dedicação do maior nome da história dos Mavericks à franquia. Afinal, o 6º maior cestinha da história da NBA, MVP da NBA em 2017, campeão e MVP das Finais em 2011, entre muitos outros feitos abriu mão da parte financeira para se tornar o 2º jogador a defender uma mesma franquia por 20 temporadas, ao lado de Kobe Bryant.

A opção de Nowitzki serviu ainda para possibilitar margem salarial para as renovações de contrato dos jovens Yogi Ferrell e Nerlens Noel. O armador, eleito para o 2º Time de Calouros da temporada, foi uma grande surpresa, ao assumir a vaga que anteriormente era do veterano Deron Williams - trocado para os Cavs. Sua renovação automática por um salário bastante "favorável" era totalmente esperada. Por sua vez, Noel acabou sofrendo com o mal de ser um agente livre restrito e sem receber propostas melhores no mercado acabou aceitando uma oferta qualificatória de Dallas - assim, será novamente agente livre no verão de 2018. 

Prévia da temporada 2017-18 - Dallas Mavericks
Yogi Ferrell e Nerlens Noel foram mantidos pelos Mavs (Foto: Star Telegram)

Tais movimentos mostraram um claro interesse em manter a equipe existente, sem buscar novos nomes no mercado. O que pode indicar um foco no esperado mercado de 2018.

Tanto que a maior adição ao elenco dos Mavericks veio via draft: o armador Dennis Smith Jr, selecionado na 9ª posição e que pode se tornar uma das "surpresas" da ótima safra de novatos de 2017. Dono de uma média de 17.3 pontos por jogo na Liga de Verão, Smith foi apontado pelos demais calouros como o favorito a levar o Prêmio de Calouro do Ano, à frente de nomes como Markelle Fultz, Lonzo Ball e Ben Simmons.

Um dos maiores admiradores do talento do jovem camisa 1 é justamente o técnico dos Mavs Rick Carlisle: "Uma das coisas que eu me lembro de ter pensado (na noite do draft) foi que ele não era um jogador para estar na posição 9. Certamente ele é um talento que deveria estar no TOP 5".

"Ele é forte, joga com entrega e ainda assim joga apresenta muita visão de jogo e disciplina. É algo realmente difícil de ser visto em um jovem assim", disse Carlisle sobre o jogador de 19 anos.

"Ele tem uma habilidade incrível que precisa ser direcionada para o caminho certo. E isso é um objetivo de todos nós. Mark [Cuban], eu, nossa equipe de treinadores e preparadores físicos. Você não pode simplesmente dizer que um jogador será a base de uma franquia no futuro. Você precisa ajudá-lo a chegar lá. E esse é o nosso plano", complementou o experiente treinador que é técnico desde 2001 e está desde 2008 com os Mavs.

Ou seja, Smith pode ser o futuro da franquia e é nele que os Mavericks apostam para assumir o bastão após a aposentadoria de Nowitzki. Resta saber como o jovem vai corresponder em quadra à essa "pressão".

Mas uma coisa é certa, se ele continuar nos brindando com jogadas como essas em Las Vegas, certamente conquistará logo, logo, a torcida de Dallas!

Palpites Sobe a Bola:

  • André C. Rocha - 10º do Oeste
  • Bruno Colmenero - 11° do Oeste
  • Fábio Ritter - 14° do Oeste
  • Guilherme Scardini - 14° do Oeste
  • José Alberto Jr - 14° do Oeste
  • Raphael Fernandes - 12º do Oeste 
  • Thiago Henrique - 14º do Oeste

Veja Também:

Artigos Relacionados

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Desde de 2014 tem um tumblr sobe esportes e que tem como assunto principal o basquete: http://entrequatrolinhas.tumblr.com

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Prévia da temporada 2017-18 - Dallas Mavericks

Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Sergio Neto

Sergio Neto

Há um erro no texto. Diz que Chris Paul jamais passou da 1a rodada dos playoffs. Há alguns anos atrás, o Clippers eliminou o Spurs na primeira rodada após uma série épica, em que Paul deu uma aula de basquete jogando contundido.
★★☆☆☆DIA 11.10.17 19h11RESPONDER
André C. Rocha
Enviando Comentário Fechar :/
André C. Rocha

André C. Rocha

ok! obrigado! corrigido... cp3 nunca passou foi das semifinais de Conferência...
★★★★★DIA 11.10.17 19h36RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2017 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.