- atualizado em

Prévia da temporada 2017-18 - San Antonio Spurs

Franquia mais regular e vencedora dos últimos 20 anos, San Antonio Spurs trouxe apenas reforços pontuais para seguir entre as primeiras posições do Oeste

Até o dia de abertura da temporada 2017-18 apresentaremos Prévias aqui no Sobe a Bola de todas as franquias da NBA. E nessa reta final teremos um post por dia.

A ordem das postagens será baseada na classificação da temporada 2016-17.

Seguem as análises já publicadas: 
NetsSuns76ersLakersMagicTimberwolves
KnicksKingsHornetsMavericksPistonsPelicans
HeatNuggetsBulls, Trail Blazers, Pacers, Grizzlies, 
Bucks, Thunder, HawksJazz, Wizards, Clippers,
RaptorsRockets e Cavs.

Agora é hora de falar do SAN ANTONIO SPURS!

Campanha na temporada 2016-17: 61 vitórias e 21 derrotas (2º no Oeste e 2º na liga)

Chegadas: Rudy Gay (SF - SAC), Joffrey Lauvergne (C - CHI), Derrick White (PG - draft - 29ª posição) e Brandon Paul (SG - Anadolu Efes - Turquia)

Saídas: Jonathon Simmons (SF - ORL), Dewayne Dedmon (C - ATL) e Joel Anthony (C - MIL)

Agentes Livres (ainda no mercado): David Lee (PF)

Previsão de vitórias segundo a ESPN (USA): 52,6 (3º do Oeste)

Líderes 2016-17:

  • Pontos: Kawhi Leonard (25.5)
  • Assistências: Tony Parker (4.5)
  • Rebotes: Pau Gasol (7.8)
  • Roubos: Kawhi Leonard (1.8)
  • Tocos: LaMarcus Aldridge (1.2)

Análise:

Já são 20 temporadas seguidas nos playoffs e nesse período 5 troféus de campeão para o San Antonio Spurs, a franquia mais regular e vencedora das 2 últimas décadas.

E muito do sucesso nesse período o time texano deve ao seu folclórico, mas acima de tudo gênio das pranchetas, treinador Gregg Popovich - o técnico com mais vitórias por uma única franquia (chegou à San Antonio em 1996, o único ano em que ficou fora dos playoffs, mas que rendeu a seleção de Tim Duncan no draft de 1997) e para LeBron James o melhor treinador da história da NBA.

Prévia da temporada 2017-18 - San Antonio Spurs
Gregg Popovich no "Media Day" de 2017 (Foto: John Davenport)

O treinador é conhecido pelo seu sarcasmo nas entrevistas, como quando no último "Media Day" disse aos jornalistas que estava pronto para responder as mesmas perguntas que responde há 20 anos, mas também por seu inegável talento na organização e condução dos seus times.

Veja exemplos da incrível movimentação de bola dos Spurs aqui,  aqui e aqui.

Ao seu lado já há muitos anos Pop tem 2 craques dentro da quadra: o francês Tony Parker e o argentino Manu Ginobili.

Parker, que se lesionou no final da última temporada e deve voltar a jogar em meados de novembro, tem 4 títulos pelos Spurs, foi 6 vezes All Star e MVP das Finais em 2007. Já Manu, que renovou seu contrato nessa off season, tem os mesmos 4 títulos, foi 2 vezes ao Jogo das Estrelas e foi o Melhor Reserva da NBA em 2007-08.

Prévia da temporada 2017-18 - San Antonio Spurs
Aos 40 anos, Manu Ginobili vai para sua 16a temporada com os Spurs (Foto: BKN.com)

Além da dupla de veteranos, quem assumiu o posto de jogador da franquia após a aposentadoria de Tim Duncan - o maior jogador da história dos Spurs e para muitos o melhor ala de força de todos os tempos na NBA - foi o ala Kawhi Leonard.

Leonard, que para Michael Jordan é o melhor jogador dos 2 lados da quadra da atualidade, vem de sua melhor temporada na carreira em pontos (25.5), assistências (3.5), minutos (33.4) e partidas disputadas (74), liderando a franquia em pontos e roubos de bola (1.8) em 2016-17.

O camisa 2 é ainda um dos 3 jogadores da história a ter no currículo o prêmio de Melhor Defensor da NBA (2015 e 2016), o título de MVP das Finais (2014) e a ser selecionado para o All Star Game (2016 e 2017), ao lado de ninguém menos que Michael Jordan e Hakkem Olajuwon.

Para o garrafão, o time manteve o veterano craque espanhol Pau Gasol - que no último Eurobasket se tornou o maior cestinha da história do torneio - ao lado do 5 vezes All Star LaMarcus Aldridge. Falando em Aldridge, o camisa 12 ainda não repetiu em San Antonio as atuações dos tempos de Portland e vem da sua temporada com a menor pontuação desde seu ano de calouro (17.3). Recentemente o ala-pivô contou à ESPN sobre ter conversado com Popovich sobre sua insatisfação com seu desempenho e espera poder contribuir mais depois disso.

Quem também chegou para o rotação das posições 4 e 5 foi o francês Joffrey Lauvergne que ocupar o espaço que era de Dewayne Dedmon.

Já no perímetro, o time manteve o armador australiano Patty Mills (9.5 pontos e 41.3% nas bolas de 3 na última temporada) e conta com a evolução do jovem Dejounte Murray

Permanecem no time também o gatilho Danny Green e o multifuncional Kyle Anderson.

como reforço para as alas chegou Rudy Gay que em 11 temporadas na carreira tem ótimas médias de 18.4 pontos, 45.2% nos arremessos e 34.5% nas bolas de 3 e agora tem sua grande chance na carreira em uma equipe de ponta, após ter defendido Raptors, Grizzlies e Kings.

Prévia da temporada 2017-18 - San Antonio Spurs
Rudy Gay foi o principal reforço dos Spurs em 2017 (Foto: NBA.com)

Enfim, vamos ver até onde os comandados de Popovich chegam na próxima temporada. Afinal, após título em 2014 o time sempre ficou atrás dos Warriors na classificação do Oeste e nas últimas Finais de Conferência, sem o contundido Kawhi, acabaram varridos pelo time da "Bay Area".

Será que eles conseguirão retomar o topo do Oeste? Como será que reagirão frente ao crescimento de times como os Rockets, o Thunder e os Wolves?

E Kawhi? Será que o craque do time seguirá evoluindo rumo ao Prêmio de MVP da NBA (ele ficou em 3° em 2017, atrás apenas de Westbrook e Harden)?

Ainda não temos essas respostas, mas uma coisa é certa... Nunca podemos duvidar do San Antonio Spurs.

Palpites Sobe a Bola:

  • André C. Rocha - 3º do Oeste
  • Bruno Colmenero - 3° do Oeste
  • Fábio Ritter - 2° do Oeste
  • Guilherme Scardini - 2° do Oeste
  • José Alberto Jr - 3° do Oeste
  • Raphael Fernandes - 3º do Oeste 
  • Thiago Henrique - 3º do Oeste

Veja Também:

Artigos Relacionados

É hora de dar tchau

É hora de dar tchau

Depois de ótimos anos compartilhando da paixão pela NBA com vocês, vamos dar um tempo para nos dedicarmos a projetos pessoais

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Autor dos perfis Entrequatrolinhas no FB (facebook.com/entrequatrolinhas) e TWT (twitter.com/andre_c_rocha).

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Prévia da temporada 2017-18 - San Antonio Spurs

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2019 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.