- atualizado em

Ranking Calouros - janeiro/2018: Simmons, Mitchell, Tatum, Kuzma? Quem leva?

Após praticamente metade da temporada regular, Ben Simmons, Donovan Mitchell, Jayson Tatum, Kyle Kuzma e Lauri Markkanen são os destaques entre os novatos

Ranking Calouros - janeiro/2018: Simmons, Mitchell, Tatum, Kuzma? Quem leva?
Kuzma, Tatum, Simmons, Mitchell e Markkanen são os principais nomes na Corrida dos Calouros (Montagem: Sobe a Bola)

Meados do mês de janeiro e estamos praticamente no meio da temporada regular da NBA.

Chegou a hora então de darmos uma olhada no desempenho dos principais calouros até o momento na temporada 2017-18 da NBA e analisar como anda a corrida pelo Prêmio de Calouro do Ano.

Na lista temos nomes que vem se destacando desde o começo da temporada, como Ben Simmons e Jayson Tatum, mas também nomes que cresceram ao conquistar mais espaço nas rotações de suas equipes, como Kyle Kuzma e Donovan Mitchell.

E os 4 nomes citados acima foram justamente os jogadores já premiados como os calouros do mês nas 2 divulgações já feitas pela NBA.

Simmons e Kuzma levaram no mês de novembro e Tatum e Mitchell foram os elieitos no mês de dezembro.

Já em nossa enquete sobre qual o melhor novato até aqui, os leitores do Sobe a Bola escolheram o camisa 25 do Philadelphia 76ers.

Vamos falar um pouco a seguir sobre os 10 destaques:

Ben Simmons - Philadelphia 76ers

Ranking Calouros - janeiro/2018: Simmons, Mitchell, Tatum, Kuzma? Quem leva?
Ben Simmons (Imagem: NBA on TNT)

Médias: 16.9 pontos, 8.4 rebotes, 7.5 assistências, 1.9 rebotes e 51% nos arremessos em 35.5 minutos.

Simmons lidera entre os calouros em minutos, rebotes, roubos e assistências, sendo que em roubos ele é o 7º em toda a liga e em assistências o 6º.

Ele é ainda o 3º na liga em triplos duplos com 4 e o 11º em duplos duplos com 18. O 1º triplo duplo veio em sua 4ª partida na NBA e o 2º no 9º jogo, igualando ninguém menos que Oscar Robertson em ambos os feitos.

Veja seus melhores momentos quando foi eleito o Calouro do Mês no Leste:

Na 2ª parcial da votação para o All Star Game, o ex-jogador da LSU foi o 3º mais votado entre os armadores e alas-armadores do Leste, atrás apenas de Irving e DeRozan.

Após ter sua estreia adiada por uma temporada, Simmons tem mostrado que toda a expectativa sobre ele era totalmente devida.

Donovan Mitchell - Utah Hazz

Ranking Calouros - janeiro/2018: Simmons, Mitchell, Tatum, Kuzma? Quem leva?
Donovan Mitchell (Imagem: NBA on TNT)

Médias: 18.4 pontos, 3.3 rebotes, 3.4 assistências, 1.5 roubos, 43.6% nos arremessos e 34.8% nas bolas de 3 em 31.2 minutos.

Mitchell lidera entre os novatos em pontos e em quantidade de partidas com pelo menos 20 pontos marcados - foram 17 até aqui.

E isso mostra o papel que ele tem assumido em Utah, substituindo ninguém menos do que o atual jogador dos Celtics Gordon Hayward como principal arma ofensiva do técnino Quin Snyder. Um típico exemplo de jogador que caiu no time certo na hora certa. Mesmo tendo sido apenas a 13ª escolha do draft - foi adquirido junto aos Nuggets em uma troca na noite do draft.

Veja o camisa 45 em ação quando foi o Novato do Mês no Oeste:

Talvez sua grande partida tenha sido no dia do aniversário de LeBron James, quando ajudou o Jazz a vencer os Cavs por 104 a 101, sendo decisivo nos momentos finais.

Jayson Tatum - Boston Celtics

Ranking Calouros - janeiro/2018: Simmons, Mitchell, Tatum, Kuzma? Quem leva?
Jayson Tatum (Imagem: NBA on TNT)

Médias: 13.9 pontos, 5.5 rebotes, 1 roubo de bola, 49.8% nos arremessos e 46.2% nas bolas de 3 em 31.1 minutos.

Tatum é o 4º em toda a liga em % de bolas de 3.

O jovem camisa 0 agarrou com unhas e dentes a chance que recebeu de já ser titular nesse azeitado time dos Celtics do técnico Brad Stevens. Principalmente após terem perdido Hayward nos primeiros minutos do jogo de abertura da temporada.

Com isso Jayson tem tudo muito mais minutos do que se esperava e tem demonstrado muita confiança, maturidade, poder de decisão e pontaria calibrada.

Coisas inesperadas para um jovem de apenas 19 anos.

Veja os melhores momentos do ala de Boston quando foi eleito o Calouro do Mês no Leste:

Na parcial do ASG Tatum já foi o 7º mais votado entre os alas e pivôs do Leste.

Kyle Kuzma - Los Angeles Lakers

Ranking Calouros - janeiro/2018: Simmons, Mitchell, Tatum, Kuzma? Quem leva?
Kyle Kuzma (Imagem: NBA on TNT)

Médias: 16.9 pontos, 6.3 rebotes, 46.4% nos arremessos e 37.6% nas bolas de 3 em 31.4 minutos

Kuzma, assim como Mitchell, começou a temporada na reserva dos Lakers. Porém, seu grande arsenal ofensivo - que lhe fez o 2º entre os calouros em pontuação - logo garantiu ao 27º escolhido no draft a vaga de tiular no time de Luke Walton.

E o camisa 0 não costuma decepcionar, sendo muito mais regular e efetivo do que o seu companheiro "famoso" Lonzo.

Titular em 20 dos 39 jogos até o momento, Kuzma pontuou em dígitos duplos em 32 oportunidades, com um recorde pessoal de 31 pontos diantes dos Wolves na Rodada de Natal. Antes disso, em 17/11 Kuzma teve um jogo de 30 pontos e 10 rebotes contra os Suns e se tornou o 1º jogador dos Lakers a conseguir tais números como calouro desde Magic Johnson em 1979.

Veja seus principais lances quando foi eleito Novato do Mês no Oeste:

Lauri Markkanen - Chicago Bulls

Médias: 15.4 pontos, 7.6 rebotes, 42.8% nos arremessos e 36.7% nas bolas de 3 em 30.2 minutos.

Markkanen teve menos destaque do que o quarteto acima. Porém, talvez só não tenha sido mais regular do que a dupla Simmons e Tatum.

Afinal, o finlandês aproveitou as ausências de Nikola Mirotic e Bobby Portis no começo da temporada, se firmou como titular nos Bulls e tem sido um dos destaques na reação do time 6 vezes campeão da NBA.

Nas últimas 8 partidas, Lauri tem médias de 20.3 pontos, 8.5 rebotes, 52.8% nos arremessos e 49.2% nas bolas de 3. O ala-pivô já tem 94 bolas de 3 convertidas nos primeiros 39 jogos na liga, a maior marca da história.

Diante dos Knicks em 10/01 o camisa 24 chegou ao seu recorde de pontos na carreira (33) e ainda converteu 8 bolas de 3, uma a menos do que o recorde para calouros:

Dennis Smith Jr - Dallas Mavericks

Médias: 14 pontos,4 rebotes, 4.5 assistências, 39.3% nos arremessos e 32.9% nas bolas de 3 em 27.9 minutos

Smith Jr foi apontado pela sua classe de calouros como favorito ao Prêmio de Novato do Ano e já recebeu elogios de ninguém menos que LeBron James.

Porém, o camisa 1 tem mostrado toda a oscilação característica dos calouros, alterando boas partidas com jogos regulares e variando muito sua performance mesmo dentro do mesmo jogo.

O recorde de pontos de DSJ foi diante dos Spurs (27):

Resta saber como continuará a evolução de Smith sob o comando do técnico Rick Carlisle.

Lonzo Ball - Los Angeles Lakers

Médias10.2 pontos, 7.1 rebotes, 7.1 assistências, 1.5 roubos, 35.8% nos arremessos, 30.9% nas bolas de 3 e apenas 48% nos lances livres em 33.7 minutos  

O último calouro da lista é o 2º escolhido no último draft: Lonzo Ball.

Ball talvez seja a melhor representação de o quanto um calouro pode ter altos e baixos em sua chegada na NBA. Coberto de expectativas, não apenas por seu talento, mas por tudo que sei LaVar Ball faz, Lonzo tem alternado grandes jogos com partidas em que seu arremesso não encaixa e ele acaba deixando a desejar.

Sua visão de jogo é inquestionável - prova disso são as 7.1 assistências por jogo que o tornam o 8ª na liga no quesito - e o talento está lá, como pode ser visto no jogo em que Zo se tornou o jogador mais jovem a conseguir um triplo duplo na história da NBA:

Mas ao mesmo tempo, seu aproveitamento de apenas 35.8% nos arremessos, 30.9% nas bolas de 3 e apenas 48% nos lances livres, mostra que talvez a previsão de Magic Johnson ao apresentá-lo como a nova cara dos Lakers tenha sido exagerada... Pelo menos por enquanto.

No momento o Lakers vem de 3 vitórias seguidas e diante dos Spurs o MVP da última Summer League teve 18 pontos, 10 rebotes, 6 assistências, 4 roubos, 63.6% nos arremessos e 57.1% nas bolas de 3 em 35 minutos.

Vamos ver se nomes como Paul George estão certos sobre os elogios feitos ao filho de LaVar...

Outros 3 calouros tem médias superiores a 10 pontos por jogo: Bogdan Bogdanovic (11) e De´Aaron Fox (10.1), ambos do Sacramento KingsJohn Collins do Atlanta Hawks (10.8).

Mas o que eles tem feito não os coloca realmente no párea para serem o melhor calouro da temporada...

E seguimos aguardando o retorno do 1º escolhido no draft de 2017, Markelle Fultz, que está em fase final de recuperação de sua lesão no ombro.

Relembre aqui nossa 1ª análise dos calouros após a 1ª semana e aqui a análise após a 2ª semana.

#ILoveThisGame #Entre4Linhas

Veja Também:

Artigos Relacionados

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Desde de 2014 tem um tumblr sobe esportes e que tem como assunto principal o basquete: http://entrequatrolinhas.tumblr.com

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Ranking Calouros - janeiro/2018: Simmons, Mitchell, Tatum, Kuzma? Quem leva?

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2018 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.