- atualizado em

Rodada define a última vaga do Oeste e os confrontos dos playoffs da NBA

Última rodada da NBA tem confrontos diretos pela última vaga e pela 3ª posição do Oeste. Todos os confrontos dos playoffs serão definidos hoje à noite

Rodada define a última vaga do Oeste e os confrontos dos playoffs da NBA
Damian Lillard recebe a marcação de Donovan Mitchell em duelo entre Blazers e Jazz (Foto: Chris Nicoll-USA TODAY Sports)

Os 8 classificados para os playoffs da NBA na conferência Leste já estão definidos: Toronto RaptorsBoston CelticsPhiladelphia 76ersCleveland CavaliersIndiana PacersMilwaukee BucksMiami Heat e Washington Wizards.

Já no Oeste, depois da rodada de ontem, 7 times já estão garantidos: Houston RocketsGolden State WarriorsPortland Trail Blazers, Utah JazzNew Orleans PelicansSan Antonio Spurs e Oklahoma City Thunder, com a última vaga em aberto entre Minnesota Timberwolves e Denver Nuggets.

E a rodada de hoje tem jogos importantes para 12 das equipes listadas acima, já apenas 5 times tem sua posição na tabela definida, Rockets e Warriors em 1° e 2° no Oeste e Raptors, Celtics e Pacers em 1°, 2° e 5º no Leste.

O principal jogo da noite será o duelo entre Nuggets e Wolves em Minnesota em confronto direto pela última vaga nos playoffs.

Até agora na temporada foram 2 vitórias dos T-Wolves e uma do time do Colorado (exatamente no último duelo entre os times, em 05/04). O Denver, que fora de casa tem uma campanha de 15 vitórias e 25 derrotas, chega à partida com uma sequência de 6 vitórias seguidas - comandado por ótimas atuações de Nikola Jokic -, enquanto Minnesota, que tem um histórico de 29 vitórias e apenas 11 derrotas em casa em 2017-18, venceu seus últimos 2 jogos - ambos após o retorno de Jimmy Butler ao time.

Curiosidade: A última vez a NBA viu um duelo na última rodada por uma vaga nos playoffs foi em 1987-88, quando o Indiana Pacers perdeu a vaga para o New York Knicks em jogo do Madison Square Garden.

A partida será às 21h00, horário de Brasília, com transmissão no Brasil da ESPN.

O 2º confronto direto da noite será em Portland, onde os Blazers recebem o Jazz em duelo direto pela 3ª posição do Leste. Ambos os times tem exatamente 48 vitórias e 33 derrotas e até aqui na temporada foram 2 vitórias do Utah e uma do time de Oregon (no último duelo, em 23/02).

O time de Salt Lake City chega para a partida em uma ótima sequência de 6 vitórias seguidas e cheio de moral após atropelar os Warriors ontem (119 a 79). Já os Blazes, apesar do retorno de Damian Lillard nas 2 últimas partidas, chega para essa decisão vindo de 4 derrotas consecutivas.

Curiosidade: Ontem Donovan Mitchell quebrou o recorde de bolas de 3 como calouro. Quem era o detentor anterior do recorde? Justamente Damian Lillard.

A partida será às 23h30, horário de Brasília, também com transmissão da ESPN para o Brasil.

Em Nova Orleans temos mais um confronto que só não é direto, pois Pelicans e Spurs não só estão empatados também com o Thunder, como também podem alcançar Jazz e Blazers e serem alcançados por Wolves e Nuggets - Sim está tudo embolado!

O time de Anthony Davis chega para o duelo com 4 vitórias seguidas, enquanto os Spurs venceram os últimos 2 jogos. Na temporada o duelo tem 2 vitórias do New Orleans e 1 do time texano (justamente no último duelo entre ambos, em 15/03).

Os Pelicans dependem somente de si para garantir a 5ª posição.

Curiosidade: Desde a lesão de DeMarcus Cousins, os Pelicans tem uma campanha de 20 vitórias e 13 derrotas. Na história os Spurs tem vantagem de 43 vitórias e 16 derrotas contra os Pelicans.

O último time do Oeste que entra em quadra hoje brigando por algo é o OKC Thunder, que recebe o Memphis Grizzlies. O Thunder vem de 2 vitórias seguidas, enquanto o Memphis perdeu o último jogo e já tem garantida a 2ª pior campanha da NBA.

Em caso de vitória OKC garante a 6ª posição, já que Spurs e Pelicans se enfrentam.

Curiosidade: Neste jogo Russell Westbrook precisa de 16 rebotes para se tornar o 1º jogador da história a ter 2 temporadas com médias de triplo duplo.

Mais 4 jogos importantes podem mudar as posições dos classificados na conferência Leste, todos eles às 21h00.

Na Flórida, o Orlando Magic recebe os Wizards, que está em 8º, mas pode chegar até à 6º posição em caso de vitória e derrota de Bucks e do Heat - leva a melhor no critério de desempate por ter mais vitórias contra times de sua divisão - ou de vitórias e derrota do Bucks, ainda que o Heat vença - pois é o time com mais vitórias nos jogos entre os 3 times.

O time da capital tem apenas 3 vitórias nos últimos 10 jogos, mas vem de vitória. Já o Magic vem de 3 derrotas seguidas.

Curiosidade: O Wizards venceu os 3 confrontos entre os times na temporada, mas na história a vantagem é de Orlando com 65-50.

Em Ohio, LeBron James e os Cavaliers recebem os Knicks para o 2º jogo em sequência entre as franquias. Os Cavs vem de 8 vitórias e 2 derrotas nos últimos 10 jogos, mas devido à derrota para os Sixers 2 jogos atrás precisa não apenas da vitória, mas também de uma derrota do time de Philadelphia para conseguir a 3ª posição do Leste.

Apesar do empate em 2 x 2 no duelo entre as equipes, o time de Cleveland tem vantagem nesse desempate, por ter sido campeão da sua divisão.

Curiosidade: Os Cavs venceram 2 dos 3 jogos contra os Knicks na temporada. Porém, na história a vantagem é do time de NY com 110 vitórias e apenas 95 derrotas.

No 3° duelo relevante do Leste, temos um confronto entre Heat e Raptors, em Miami. O Heat chega para a partida vindo de 2 derrotas, enquanto os canadenses vem em uma sequência de 4 vitórias.

Porém, se o jogo não vale nada para Toronto, pode garantir a 6º posição para Dwyane Wade e Cia em caso de vitória e derrotas de Bucks e Wizards - venceu os 2 jogos contra Milwaukee na temporada.

Curiosidade: Na atual temporada Raptors e Heat venceram uma partida cada até aqui. Na história a vantagem é do time da Flórida com 51 vitórias e 30 derrotas. No entanto, nos últimos 13 jogos foram 9 vitórias do time do Canadá.

Por fim, temos o confronto entre 76ers e Bucks, que vale a 3ª posição para Philadelphia e a 6ª para Milwaukee. Os Sixers chegam ao jogo com uma sequência de 15 vitórias seguidas - nunca outro time teve 16 vitórias seguidas fechando a temporada regular -, enquanto o time de Giannis Antetokounmpo venceu os últimos 2 jogos.

A vitória dos Bucks pode garanti-los na 6ª posição, mas isso também pode significar um duelo contra os Cavs já na 1ª rodada - a não ser que Cleveland perca para os Knicks, o que parece inprovável.

No entanto, em caso de derrota, os Bucks podem chegar até à 8ª posição (se Wizards e Heat vencerem).

Curiosidade: Levando em conta os possíveis cenários descritos nos parágrafos acima, os Bucks tem apenas 6 vitórias nos últimos 20 jogos contra os Cavs. Por sua vez, na história da NBA apenas 5 times classificados em 8º eliminaram o 1º colocado (confira quais foram aqui). O que você escolheria?

Completam a rodada Celtics vs Nets, Bulls vs Pistons, Clippers vs Lakers e Kings vs Rockets (o 1º da lista joga em casa).

Considerando tudo o que foi dito, esses seriam todos os possíveis classificados por posição em cada conferência:

LESTE:

  1. Raptors
  2. Celtics
  3. Sixers / Cavs
  4. Sixers / Cavs
  5. Pacers
  6. Bucks / Heat / Wizards
  7. Bucks / Heat / Wizards
  8. Bucks / Heat / Wizards

OESTE:

  1. Rockets
  2. Warriors
  3. Blazers / Jazz
  4. Blazers / Jazz / Spurs / Thunder
  5. Blazers / Jazz / Spurs / Pelicans / Nuggets/ Wolves
  6. Jazz / Spurs / Thunder / Pelicans / Nuggets / Wolves
  7. Jazz / Spurs / Pelicans / Nuggets / Wolves
  8. Spurs / Thunder / Pelicans / Wolves

Entenda aqui os critérios de desempate e veja aqui a classificação atualizada.

Será que a NBA já teve uma classificação tão embolada assim na última rodada????

Veja Também:

Artigos Relacionados

Sobre o Autor:

André C. Rocha

André C. Rocha

Apaixonado pela NBA desde que viu o Dream Team em 92, torcedor do Bulls e defensor da tese de que "73 não vale nada sem um título". Autor dos perfis Entrequatrolinhas no FB (facebook.com/entrequatrolinhas) e TWT (twitter.com/andre_c_rocha).

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Rodada define a última vaga do Oeste e os confrontos dos playoffs da NBA

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2018 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.