- atualizado em

Super Bowl é mais legal que a NBA?

Ontem tivemos o Super Bowl, a grande final do futebol americano. Já parou pra pensar que esse evento tem alguma coisa a ver com a NBA?

Super Bowl é mais legal que a NBA?
Patriots X Rams: O Super Bowl 2019 (Imagem: USA Today)

Ontem tivemos o Super Bowl, um dos maiores eventos do esporte americano e, talvez, o mundo. E apesar de nosso assunto ser basquete, não dá pra não falar sobre isso.

O jogo é absurdamente gigantesco em números e cifras de todo tipo e qualidade: intervalo comercial mais caro, índices de audiência invejáveis (a Netflix perdeu 30% da audiência durante o jogo), show do intervalo grandioso (ok, os caras do Maroon 5 receberam um tantão de dislike no YouTube, mas mesmo isso é significativo). Você pode até não gostar de futebol americano, mas não dá pra desprezar o que esse jogo representa.

Tá, mas o que esse negócio tem a ver com o tal do basquete, que é nosso esporte do coração?

Tudo, meu camarada. Tudo.

Seja discutindo modelo de negócio, seja comparando com o que já existe no basquetebol, não dá pra ficar indiferente e não pensar: puxa, o basquete podia ter impacto assim também.

E tem. Pode acreditar que sim. Mas os formatos são diferentes.

A NFL optou por um esquema de final em jogo único. Na NBA, temos uma série de melhor de 7. No caso da NFL, você concentra todo o investimento em uma só data, enquanto a NBA precisa diluir isso ao longo de umas duas semanas. Isso tem impactos em tudo aquilo de grandioso do evento que nós falamos.

Pensa no seguinte: no esquema de playoffs, você tem no mínimo três jogos que, por mais divertidos e sensacionais que sejam, não são plenamente decisivos. Não é todo mundo que vai assistir. O cara que não é fã de verdade ou não é torcedor de um dos times vai esperar os jogos com possibilidade de fechamento da série. Na final de jogo único, todo mundo assiste. E, no caso do Super Bowl, que junta o jogo com um mega show no intervalo, aí fica difícil concorrer.

Na prática, o Super Bowl mescla características do All Star Game (como os shows e o entretenimento não vinculado ao esporte) e de um jogo sete de finais. E isso é genial. Mas vamos lá: cada um no seu quadrado.

A NBA não precisa ter inveja do Super Bowl e de seu formato. Ele é assim por um motivo e serve bem a seu propósito. Não acho que caberia na NBA. Melhor ficarmos com nosso All Star Game e nossas várias séries de até sete jogos ao longo dos playoffs. Assim temos um marco de diversão e os acumulados de emoção que o final da temporada nos proporciona.

E quer saber do que mais?

Grandes coisas torcer pra um esporte que numa final faz só tem 16 pontos, isso somando os dois times. A gente vê isso de pontuação pra um time só, em apenas um quarto.

Sorry, Super Bowl, mas basquete é muito mais legal.

Até a próxima segunda.

P.S: Parabéns aos Patriots. Estão fazendo história!

Veja Também:

Artigos Relacionados

Sobre o Autor:

Marcone Marques

Marcone Marques

Bancário de profissão, psicólogo por vocação e fã de basquete por paixão. Casado e com dois filhos que adoram me provocar dizendo que gostam mais de futebol do que de basquete.

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Super Bowl é mais legal que a NBA?

Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2019 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.