- atualizado em

Torcedor sabe mais do que técnico

O cara pode ter estudado, ter anos de experiência no esporte, mas não adianta: o torcedor sempre vai saber mais do que ele.

Torcedor sabe mais do que técnico
Imagem de internet

Na última semana, o Chicago Bulls (finalmente) demitiu seu técnico Fred Hoiberg (o Sobe a Bola noticiou isso AQUI  lembra?). Em seu lugar, assumiu Jim Boylen, que já colaborava com o time. É bem verdade que seu início no time não foi dos melhores: no sábado, dia 08, os Bulls tomaram uma lapada tão servida dos Celtics que aposto que os caras foram dormir de couro quente: 133 X 77 pra Boston. Um massacre, como foi muito bem descrito pelos amigos do Sobe a Bola (clique AQUI pra ler – ATENÇÃO: IMAGENS FORTES). 

Fiquei curioso com o histórico do cara para ver se algo justificava o começo desastroso e, adivinhem? Ele não tem as credenciais suficientes para ser um bom técnico.

Nem chegou e já quero que vá embora... (imagem: NBCSports)

Uma breve consulta na Wikipedia mostrou que ele já foi assistente na Michigan State, no Houston Rockets, nos Warriors, nos Bucks, Michigan State de novo, University of Utah, Indiana Pacers, Spurs e, finalmente, em Chicago, onde agora assume o papel de Head Coach. Em lugar nenhum, repito, NENHUM, localizei alguma menção a ele ser ou não torcedor. 

Como um cara que não é torcedor assume um papel de técnico, meus amigos? Isso não faz sentido!!!

Se fazer faculdade de educação física e ter anos de experiência no esporte escolhido valessem alguma coisa, a gente não tinha nenhum técnico fracassado. O que vale mesmo é o cara ser torcedor. Torcedor é quem entende das coisas, não esses caras engravatados que sentam ao lado da quadra. E se você duvida disso, vamos aos fatos:

Quantas vezes você cornetou do sofá de sua casa uma substituição e, quando ela foi realizada, o resultado do jogo mudou a favor do seu time?

Quantas vezes você sugeriu uma mudança na marcação e seu técnico, teimoso, perdeu o jogo porque não adotou sua estratégia?

Quantas vezes você gentilmente gritou comentários sobre a progenitora do técnico do seu time como forma de incentivo e, após ser ouvido, ele finalmente tomou uma atitude, pediu tempo, deu um sacode no time e vocês voltaram pra vitória?

Torcedor sabe mais do que técnico. Fato. Se o técnico ouve o torcedor, ele vence. Se não ouve, ele perde. Na pior das hipóteses, ele vai perder com a simpatia da torcida. 

Eu não fui conferir, mas aposto que o currículo de técnicos vencedores como Phil Jackson, Gregg Popovich ou Steve Kerr aparece mais ou menos assim: “Foi técnico da Universidade XPTO, iniciou na NBA como coordenador de defesa do Time X, sendo promovido a assistente técnico em seguida. Assumiu como head coach no ano passado. É torcedor fanático do time XYZ, que acompanha desde a adolescência, criticando os modinhas e nutellas atuais”. 

Dois técnicos torcedores. Torcem pro Bulls, em segredo. (imagem da internet) 

Um técnico só vai ter sucesso de verdade se seu coração, no fim das contas, se comportar como o coração de um torcedor. Porque muitas das decisões que vai precisar tomar vão além da racionalidade, da ciência, da técnica envolvida no esporte. Muitas de suas decisões serão motivadas da mesma forma com que nossa escolha pelo time do coração aconteceu: desprovidas de razão, apaixonadas e que nos deixam extremamente felizes por ser torcedores. 

Porque, meus amigos, torcedor sabe mais do que técnico. E isso eles nunca vão poder negar. 

Abraços e até a próxima segunda. 

P.S: não entendeu o comentário sobre a forma com que escolhemos nossos times do coração? Dá uma olhadinha nesse texto AQUI e diz se não concorda comigo. 

Veja Também:

Artigos Relacionados

Sobre o Autor:

Marcone Marques

Marcone Marques

Bancário de profissão, psicólogo por vocação e fã de basquete por paixão. Casado e com dois filhos que adoram me provocar dizendo que gostam mais de futebol do que de basquete.

Comentários

Olá, deixe seu comentário para Torcedor sabe mais do que técnico

Já temos 3 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Éwerton Santos

Éwerton Santos

Excelente texto Marcone ainda mais eu tendo lido ele 1 dia depois de ter assistido The Carter Effect, Vince Carter no AllStar 2019 kkk
★★★★★DIA 02.01.19 16h33RESPONDER
André C. Rocha
Enviando Comentário Fechar :/
Marcone Marques

Marcone Marques

Éwerton, vou aproveitar a dica pra poder assistir também!

Valeu mesmo!
★★★★★DIA 14.01.19 23h59RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Luck Oliver

Luck Oliver

★★★★★DIA 18.12.18 08h15RESPONDER
André C. Rocha
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/

©2015 - 2019 Sobe a Bola - Todos os direitos reservados.