Temporada 2015/16 da NBA

MENU

Mais uma temporada que se inicia

E a cada ano se consolida mais mundialmente

PRESENÇA ILUSTRE

Temporada 2015/16 da NBA

A temporada 2015-16 da NBA teve início no dia 27 de outubro de 2016, em um duelo entre Chicago Bulls e Cleveland Cavaliers. A partida marcou o começo da 70ª temporada da maior liga de basquete do mundo. Ao longo dos 70 anos de existência a NBA consolidou-se como um sinônimo de esporte de qualidade e tornou-se uma marca global. Até Barack Obama, presidente dos Estados Unidos e torcedor do Chicago Bulls, compareu à abertura.

Despedidas

Alguns atletas deram adeus à liga nessa temporada

ADEUS AO BLACK MAMBA

Temporada 2015/16 da NBA

A temporada 2015/16 da NBA marcou o adeus de alguns jogadores do basquete, alguns deles muito especiais, como Kobe Bryant. Após 20 temporadas e 5 títulos com o Los Angeles Lakers, o "Black Mamba" resolveu se aposentar do basquete. Desde que anunciou sua aposentadoria em novembro de 2015, Kobe passou a ser homenageado em todas as arenas que passou.

QUEM MAIS?

Temporada 2015/16 da NBA

Shawn Marion, Andrei Kirilenko, Kenyon Martin, Stephen Jackson, Elton Brand, Jason Richardson e Hedo Turkoglu.

Trocas de comando

Algumas franquias optaram por novos comandantes nessa temporada

NOVAS CARAS

Temporada 2015/16 da NBA

Para uma nova temporada da NBA, algumas franquias optaram por caras novas à frente de seus times. Foi o caso do Chicago Bulls, que trocou Tom Thibodeau por Fred Hoiberg; do Oklahoma City Thunder, que trocou Scott Brooks por Billy Donovan; do Orlando Magic, que trocou James Borrego por Scott Skiles; do Denver Nuggets, que trocou Melvin Hunt por Michael Malone; e do Minnesota Timberwolves, que teve de trocar o falecido Flip Saunders por Sam Mitchell.

Demissões

A NBA vestiu-se de futebol brasileiro na temporada que passou

"VOCÊ ESTÁ DEMITIDO"

Temporada 2015/16 da NBA

A frase ficou marcada no reality show norte-americano O Aprendiz, apresentado por Donald Trump. Pode-se dizer que esse mantra foi aplicado na NBA nessa temporada. Foram cinco demissões durante a temporada regular: David Blatt, do Cleveland Cavaliers; Kevin McHale, do Houston Rockets; Lionel Hollins, do Brooklyn Nets; Jeff Hornacek, do Phoenix Suns; e Derek Fisher, do New York Knicks. 

A NBA cada vez mais global

A liga expandiu seus jogos para outros países

GLOBALIZAÇÃO

Temporada 2015/16 da NBA

Seguindo a linha do NBA Global Games, a temporada regular contou com dois jogos fora dos Estados Unidos: Boston Celtics x Sacramento Kings, na Cidade do México, dia 03/12, e Orlando Magic x Toronto Raptors, em Londres, dia 14/01/16.

De quebra foi realizado o primeiro All Star fora dos Estados Unidos. O jogo festivo aconteceu em Toronto, no Canadá, no dia 14 de fevereiro desse ano e teve Russell Westbrook, do Oklahoma City Thunder, como MVP.

A liga de luto

Calouro do Pelicans foi morto na offseason

TRAGÉDIA NA NBA

Temporada 2015/16 da NBA

A NBA passou por um momento trágico nessa temporada. Bryce Dejan-Jones, calouro do New Orleans Pelicans, foi morto em Dallas, Texas, no dia 28 de maio. Dejean-Jones teria invadido o apartamento de um homem quando foi alvejado no abdomem. O ex-jogador de Iowa State não resistiu aos ferimentos e faleceu em seguida.

Novos GM's

Franquias trocaram até seu alto comando

NOVOS GENERAIS NO PEDAÇO

Temporada 2015/16 da NBA

Enquanto algumas franquias optam pela mudança de técnico, outras escolhem mudar um escalão mais alto de comando. Foram os casos de Sacramento Kings, Brooklyn Nets, Atlanta Hawks e Philadelphia 76ers que agora contam com Vlade Divac, Sean Marks, Wes Wilcox e Bryan Colangelo, respectivamente, como novos gerentes gerais.

A Agência Livre

LaMarcus Aldridge foi a estrela da FA

POUCA MOVIMENTAÇÃO NA FREE AGENCY

Temporada 2015/16 da NBA

Mais uma vez com grandes expectativas, a agência livre da última temporada não teve muitos acontecimentos. O jogador mais cobiçado foi LaMarcus Aldridge, que resolveu deixar o Portland Trail Blazers rumo ao San Antonio Spurs. No mais, apenas a confusa quase-transferência de DeAndre Jordan para o Dallas Mavericks tomou conta dos noticiários. Jordan chegou a estar apalavrado com a franquia do Texas, mas uma verdadeira comitiva do Clippers foi até sua casa convencê-lo a permanecer em Los Angeles.

Os times ideais

Como em toda temporada, foram montados três times ideais da liga

O SUPRA SUMO DA LIGA

Os jornalistas votaram e escolheram mais uma vez os 15 principais jogadores da liga, distribuídos em três times ideais.

No primeiro time ideal constam LeBron James, Stephen Curry, Russell Westbrook, Kawhi Leonard e DeAndre Jordan.

Kevin Durant, Draymond Green, DeMarcus Cousins, Chris Paul e Damian Lillard formam o segundo time ideal.

Já o terceiro tem em sua escalação Paul George, LaMarcus Aldridge, Andre Drummond, Klay Thompson e Kyle Lowry.

Sem perder tempo

Golden State Warriors faz o melhor início de campanha da história

24-0

A franquia de Oakland estava mesmo determinada a fazer uma temporada histórica desde o começo. Para isso, os comandados de Steve Kerr tiveram um início de campanha de 24 vitórias e nenhuma derrota. Neste período, aliás, Kerr foi substituido por seu assistente técnico Luke Walton, que agora comandará o Los Angeles Lakers na próxima temporada. Kerr passava por problemas nas costas e Walton o substituiu à altura.

Os "caras"

Confira quem liderou nas estatísticas individuais

ESSES CARAS SÃO ELES

As principais estatísticas individuais da NBA tiveram como líderes os seguintes jogadores:

Temporada 2015/16 da NBA

PONTOS: Stephen Curry - 30.1 PPJ

Temporada 2015/16 da NBA

ASSISTÊNCIAS: RAJON RONDO - 11.7 APJ

Temporada 2015/16 da NBA

REBOTES: ANDRE DRUMMOND - 14.8 RPJ

 

Donos do jogo

Atuações individuais marcaram a temporada

QUEM SABE FAZ AO VIVO

Algumas atuações impressionantes marcaram a NBA nessa temporada

PONTOS: Kobe Bryant - 60 pontos

ASSISTÊNCIAS: Rajon Rondo - 20 assistências

REBOTES - Andre Drummond - 29 rebotes

As premiações individuais

Nenhuma surpresa nas premiações individuais da temporada

SEM SURPRESAS

Premiações individuais da temporada não surpreendaram quem acompanha a NBA. Confira quem foram os vencedores:

Temporada 2015/16 da NBA

MVP - Stephen Curry (unânime)

Temporada 2015/16 da NBA

Melhor Jogador de Defesa - Kawhi Leonard 

Temporada 2015/16 da NBA

Calouro do Ano - Karl Anthony-Towns (unânime)

Temporada 2015/16 da NBA

Jogador que Mais Evoluiu - C.J. McCollum

Temporada 2015/16 da NBA

Melhor Sexto-Homem - Jamal Crawford

Temporada 2015/16 da NBA

Melhor Técnico do Ano - Steve Kerr

As 73 vitórias do Golden State Warriors

Equipe fez melhor campanha da história da liga

NINGUÉM SEGURA

Temporada 2015/16 da NBA

O Golden State Warriors não se cansava de fazer história na liga, e a cereja do bolo veio na última partida da temporada regular. Foram incríveis 73 vitórias e apenas 9 derrotas ao fim da campanha, o que credencia a franquia de Oakland com a melhor temporada da história da NBA, quebrando o recorde que pertencia ao Chicago Bulls de Michael Jordan e cia. que havia vencido 72 partidas na temporada 1995/96. 

Surpresas e decepções

Algumas equipes se deram bem e outras se deram mal

SURPRESAS

Temporada 2015/16 da NBA

Mesmo após o desmanche que sofreu na offseason anterior, perdendo LaMarcus Aldridge, Wesley Matthews, Nicolas Batum e Robin Lopez, o Portland Trail Blazers se reergueu ao redor de Damian Lillard e C.J. McCollum e surpreendeu a todos na liga ao alcançar os Playoffs e cair apenas para o Golden State Warriors.

DECEPÇÕES

Temporada 2015/16 da NBA

Houston Rockets e Washington Wizards decepcionaram seus fãs nessa temporada. Mesmo com jogadores como James Harden, Dwight Howard, John Wall e Bradley Beal, as franquias não tiveram campanhas equilibradas e foram presas fáceis para os rivais, mesmo com o Rockets alcançando a pós temporada.

A pós temporada

Cleveland e Golden State venceram novamente suas conferências

"REPEAT"

Temporada 2015/16 da NBA

A pós temporada não trouxe muitas surpresas também. Do lado do Leste o Cleveland Cavaliers reinou mais uma vez e foi campeão com certa facilidade. Já no Oeste, o Golden State Warriors precisou enfrentar algumas batalhas para chegar ao bi-campeonato de conferência. Na final, por exemplo, a equipe chegou a estar perdendo por 3 a 1 para o Oklahoma City Thunder, mas virou a série e garantiu vaga na grande final da liga.

Temporada 2015/16 da NBA

Os campeões

Franquia de Cleveland fez história e tornou-se campeã pela primeira vez

 A PRIMEIRA VEZ A GENTE NUNCA ESQUECE

Esse será o mantra dos torcedores de Cleveland daqui pra frente. A franquia foi pela primeira vez em sua história campeã da NBA. Grande parte disso se deve a LeBron James, astro maior da equipe e provável maior jogador da história da franquia. O "Rei" carregou a equipe nos momentos necessários e, junto de Kyrie Irving, ressucitou o Cavaliers na final após estar perdendo de 3 a 1 para o Golden State Warriors.